img
img

Sustentabilidade: Programa Nascentes do Oeste mobiliza agricultores na Bahia

Publicado em 06/05/2024 às 07:16 edição Lenilde Pacheco


img

Reflorestamento no entorno das nascentes é uma das ações previstas no plano de ação - Foto: Divulgação

As ações para o desenvolvimento do “Programa Nascentes do Oeste”, no município de Cocos (BA), mobilizam agricultores, irrigantes e especialistas em sustentabilidade, com o objetivo de promover a preservação e o manejo sustentável dos recursos hídricos naquela região. As nascentes desempenham um papel fundamental no ciclo hidrológico, que inclui a evaporação, a precipitação, a infiltração da água no solo, manutenção dos aquíferos e a posterior descarga das águas subterrâneas através das nascentes. Esse ciclo é essencial para a regulação do clima e o equilíbrio hídrico.

Iniciativa da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), os trabalhos começaram com a coordenação de esforços para a recuperação e preservação das nascentes na Vereda do Jacaré. As ações incluem mobilização da comunidade local em direção à sustentabilidade ambiental.

“O fortalecimento das parcerias entre produtores rurais e os diferentes setores da sociedade permite ações efetivas que garantem o equilíbrio entre o uso dos recursos hídricos para diferentes atividades e a sustentabilidade”, afirmou o gerente de Sustentabilidade da Aiba, Enéas Porto.

O primeiro encontro já incluiu discussões sobre estratégias abrangentes, como o reflorestamento das margens, o cercamento das áreas críticas e a sensibilização ambiental, visando assegurar o acesso à água para as famílias dependentes dessa fonte. A colaboração entre entidades públicas, privadas e sociedade civil destaca a importância da união de esforços para a proteção dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento sustentável local.

Liderado pelo gerente de Sustentabilidade da Aiba, Enéas Porto, os trabalhos contam com a participação do analista Ambiental, Artur Ribeiro e representantes de diversas entidades que atuam em áreas próximas da Vereda do Jacaré, na zona rural de Cocos. Também contribuem o gerente de Sustentabilidade da Fazenda Santa Colomba, Marcel Sader; o ex-secretário de Meio Ambiente de Cocos, Erick Bung; a presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Cocos, Neide Oliveira, e o ambientalista, Silvan Ribeiro.

Biodiversidade

As nascentes são habitats importantes para diversas espécies de plantas e animais, muitas delas são endêmicas e dependem diretamente do equilíbrio desses ecossistemas. A preservação das nascentes contribui para a conservação da biodiversidade e a manutenção do meio ambiente saudável na região de Cocos (distante cerca de 900 km de Salvador).