
Sustentabilidade

No setor onde a gestão de resíduos ainda é um dos maiores desafios ambientais, a Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel, se destaca por práticas alinhadas à economia circular. Em suas unidades na Bahia e em São Paulo, cerca de 85% dos resíduos industriais tiveram rotas de reaproveitamento.
Desde 2021, a Recicla Latas promove capacitações gratuitas voltadas à estruturação de programas de logística reversa, economia circular e contratações públicas alinhadas à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A agenda já formou mais de 2 mil pessoas de cerca de 600 municípios e já percorreu todas as regiões do país.
Reunindo ações, programas e resultados do ano de 2024 nas áreas ambiental, social e de governança, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) lança uma o Relatório de Sustentabilidade referente ao ano de 2024. Entre os destaques de 2024, estão conquistas importantes que reforçam o protagonismo da Expocacer no agro sustentável.
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) acabam de lançar o e-book com 49 casos de sucesso em economia circular, reunindo as melhores práticas de indústrias brasileiras e latino-americanas. A seleção inclui cases de 10 setores industriais, incluindo automotivo, mineração, têxtil e energia.
Em visita técnica ao estado do Nebraska (EUA), integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, que abrange o Oeste da Bahia, acabam de participar da Conferência Global Água para Alimentação, na cidade de Lincoln, e foram ao Upper Big Blue Natural Resources District (em inglês, NRD, Distrito de Recursos Naturais), em York.
No Dia Mundial da Reciclagem, celebrado neste sábado (dia 17), a indústria de embalagens PET ganha destaque com uma história de três décadas de circularidade. Em 2024, o Brasil reciclou 410 mil toneladas de embalagens PET pós-consumo, de acordo com o Censo da Reciclagem do PET no Brasil.
Seis em cada dez indústrias brasileiras adotam práticas de economia circular, segundo sondagem especial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Entre os principais benefícios percebidos pelas empresas estão a redução de custos, o fortalecimento da imagem corporativa e o estímulo à inovação.
O governo federal acaba de aprovar o Plano Nacional de Economia Circular (Planec), que promete redefinir o modelo de produção e consumo no Brasil. Com 18 objetivos e mais de 70 ações, o documento servirá de base para políticas de circularidade nos próximos dez anos. O texto traz medidas como a criação de linhas de crédito específicas para negócios circulares.
Em meio ao verde do Bosque Zaninelli, em Curitiba, a principal construção abriga a Escola Municipal de Sustentabilidade, voltada à oferta de cursos de formação e atualização para professores e servidores visando a proteção dos recursos naturais. Mantém programas dirigidos à comunidade, com o objetivo de formar multiplicadores de boas práticas ambientais.
Pelo quinto ano consecutivo, a M. Dias Branco faz parte do grupo de empresas que integram o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, carteira que reflete o desempenho das ações de empresas comprometidas com práticas sustentáveis nas dimensões ambiental, social e de governança (ESG).

Leia mais
