Sobre
nossa proposta
Temas como desenvolvimento sustentável, biodiversidade, mudanças climáticas, transgênicos e uso abusivo de agrotóxicos, tornaram-se cada vez mais presentes no cotidiano global. Por conta disso, avança uma consciência ecológica que exige mudanças no comportamento de governantes e de executivos e colaboradores das empresas. Hoje – felizmente – muito mais interessados nas questões da sustentabilidade; gestão e governança; visão, missão e valores; negócios e clientes; funcionários; fornecedores; cuidados com o meio ambiente; e responsabilidade social.
É inegável que nas duas últimas décadas, companhias de grande ou pequeno porte tornaram-se mais comprometidas com o desenvolvimento sustentável, mais criteriosas em aspectos socioambientais – não apenas na sua própria produção ou atividade, mas também na forma de produção de seus fornecedores. Enfim, mais interessadas em acolher a diversidade e mais transparentes.
O site Desafio Ambiental se propõe a acompanhar essa movimentação da sociedade, das empresas, dos centros de pesquisa e dos cidadãos em geral, que contribuem para o fortalecimento da economia verde. Está atento, ainda, quase sempre de forma crítica, à atuação dos governos e autoridades em relação aos agressores do meio ambiente ou aos que utilizam o verde como fachada.
Dados preocupantes não faltam: de acordo com a rede World Wildlife Fund (WWF), o consumo médio de recursos ecológicos (a pegada ecológica) do Brasil é de 2,9 hectares globais por pessoa. Se o mundo inteiro tivesse a mesma pegada ecológica brasileira, seria necessário um planeta 60% maior que a Terra para dar suporte ao nosso atual estilo de vida.
No Desafio Ambiental, estamos preparados para analisar e repensar esse modo de vida que ajudou a impactar de forma dramática ecossistemas, modificou o regime de chuvas, agravou as tempestades e elevou as temperaturas.
Apostamos na regeneração do meio ambiente e na valiosa ajuda que tem sido dada por novas gerações, com olhar atento ao futuro. É hora de agir!