img
img

Econômico, tijolo ecológico também ajuda a enfrentar os dias de frio intenso

Publicado em 23/05/2022 às 14:43 edição Lenilde Pacheco


img

Tijolo ecológico: obra mais limpa, sem quebra de paredes - Foto: Divulgação

Além dos agasalhos, aquecedores e cobertores, os tijolos ecológicos também ajudam a enfrentar o frio. O material tem um revestimento termoacústico que consegue estabelecer uma diferença de até 5º entre os ambientes externo e interno, protegendo do frio ou até do calor intenso. As construções que optam pela solução também gastam menos com a obra e ainda protegem o meio ambiente.

“O tijolo ecológico tem a capacidade de isolamento térmico e acústico, que são gerados pelos furos no meio dos produtos, que formam câmaras de ar. Além disso, instalações hidráulicas e elétricas podem ser realizadas através desses furos, entregando obras mais limpas, sem quebras de paredes e com menos sobras e desperdícios”, explicou Luigi Scianni Romano, sócio-fundador da Alphaz Concept.

O tijolo ecológico promove a conservação do meio ambiente (fauna e flora) e evita a alteração no nível do lençol freático, erosões, assoreamento dos rios, poluição sonora e instabilidade de margens e taludes. Também não gera resíduos sólidos e reduz a emissão de gases que interferem no clima e favorecem o efeito estufa.

O nome é fruto de sua fabricação totalmente sustentável, desde sua concepção, na escolha dos compostos corretos e de onde serão extraídos, partindo para obra, com a redução no gasto com argamassa, cimento, ferro e madeira, por exemplo. Além disso, como o material não precisa ser curado, em um processo de queima como o tradicional, a cada mil tijolos ecológicos produzidos é possível preservar entre 8 e 12 árvores.

Econômico

Outro benefício que o artigo possui é que não gera nenhum tipo de entulho. É muito comum que esses restos dos tijolos tradicionais sejam despejados em lugares inapropriados, atingindo muitas vezes os leitos dos rios.

Além de todos os benefícios ambientais citados, o tijolo ecológico é mais barato, o que traz uma importante redução de custos. O investimento feito na compra dos tijolos ecológicos representa redução de custos em até 80% com cimento, 50% com ferros e 95% de madeira. Levando em consideração, a dispensa do processo de cura, que normalmente queima lenha, a economia financeira total na fabricação do tijolo ecológico versus o convencional pode atingir 15% de diferença.

Além do gasto menor, optar pelo produto que respeita o meio ambiente também gera uma diminuição de até 50% no tempo da obra, na comparação com os materiais tradicionais da indústria da construção civil. Com mão de obra qualificada, o fácil encaixe dos artigos proporciona rapidez no levantamento de paredes e melhor alimento de prumo.

Os tijolos ecológicos duram até 6 vezes mais do que os comuns, quando bem aplicados; são esteticamente bonitos, podendo ser utilizados  como tijolos aparentes, o que requer apenas de um acabamento com verniz ou resina. Quem preferir, pode aplicar qualquer tipo de acabamento ou revestimento; os fabricantes também produzem meio bloco do tijolo, então não se torna necessário perder tempo cortando tijolos para encaixes em cantinhos no meio da obra.

Sobre a Alphaz Concept

A Alphaz Concept é uma incorporadora brasileira que executa projetos assinados de arquitetura com responsabilidade ecológica.

A empresa segue as mais modernas tendências de construções ecologicamente viáveis, práticas de custo otimizado e acima de tudo um produto de alto valor agregado que gera rentabilidade para os proprietários.

Os empreendimentos da Alphaz Concept são equipados com soluções sustentáveis como painéis solares fotovoltaicos, sistemas biodigestores para tratamento de esgoto, captadores de água da chuva, compostagem orgânica e lixeiras para coleta seletiva.

A Alphaz Concept também possui o diferencial de atuar com parceiros técnicos de renome, como o arquiteto Sérgio Fischer e Silvio Oksman. E embaixadores engajados com a causa ambiental, como as modelos internacionais Laís Ribeiro, Isabeli Fontana e Cintia Dicker, a atriz Deborah Secco, o músico Di Ferrero e o empresário e influencer Leandro D’Lucca.

Atualmente a Alphaz Concept desenvolve projetos nas regiões Sul do estado de Minas Gerais, Vale do Paraíba, Bahia, Pipa (RN), Litoral Norte de São Paulo (Ubatuba e Ilha Bela), Punta del Este, no Uruguai, e Costa Rica.