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Yara e illycaffè fortalecem práticas regenerativas com ganhos para cafeicultores

Publicado em 29/11/2024 às 13:44 edição Lenilde Pacheco


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Resultados em lavouras demonstrativas apontam redução de 22% na pegada de carbono - Foto: Divulgação

Além de qualidade e sabor, a produção do café brasileiro ganha mais um ingrediente: a sustentabilidade. Estudos conduzidos pela Yara, líder mundial em nutrição de plantas, com a illycaffè, líder em inovação em sustentabilidade e relação com produtores, mostram que o cafeicultor pode agregar ainda mais valor ao grão com práticas para redução da emissão de gases do efeito estufa e a pegada de carbono.

O experimento combinou práticas de manejo regenerativo muito usadas e aceitas na cafeicultura, como o uso de composto orgânico e de plantas de cobertura nas entrelinhas, à aplicação de um programa nutricional completo, que reúne conhecimento agronômico, soluções digitais e fertilizantes de alta tecnologia e baixo carbono – isso porque as fábricas da Yara contam com catalisadores que reduzem em até 60% a emissão de gases de efeito estufa na produção de fertilizantes, interferindo positivamente nos resultados do estudo com a illycaffè.

“A agricultura responde por aproximadamente 20% das emissões globais de gases de efeito estufa e, dessa parcela, a produção e o uso de fertilizantes correspondem a 11%”, explica Marcelo Gobitta, gerente de Food Chain da Yara Brasil. “As análises produzidas junto a illycaffè revelam o potencial significativo do fertilizante para colaborar com a descarbonização, não apenas ao reduzir as emissões, mas ao trabalhar todo o potencial do solo, que é a grande base para uma agricultura regenerativa. Em outras palavras, o insumo é determinante para o futuro de uma agricultura mais limpa”, completa Gobitta.

Por meio de lavouras demonstrativas em nove fazendas de Minas Gerais, o estudo avaliou as safras de 2022/2023 e 2023/2024, trouxe resultados importantes deste ciclo produtivo e revelou aumento em produtividade, qualidade, rentabilidade e redução na pegada de carbono dos cafés produzidos.

  • Redução de 22% na pegada de carbono dos cafés produzidos e uma melhoria importante na saúde do solo, que tem papel fundamental na resiliência do sistema produtivo. Esse cálculo da pegada de carbono é feito com a ferramenta “Cool Farm Tool” e compara os insumos utilizados entre os tratamentos e os resultados de produtividade.
  • Incremento de 14% de produtividade em fazendas já altamente produtivas, elevando a média de 48 sacas por hectare a 55 sacas por hectare. Isso levou a um aumento na rentabilidade por hectare, incluindo também acréscimo na quantidade de café com qualidade elegível para ser fornecido à illycaffè com prêmio por qualidade.
  • Avaliação superior de qualidade, conseguindo notas de avaliação no padrão SCA com quase três pontos de ganho, superando os 84 pontos em média.

Os resultados dessas lavouras demonstrativas foram analisados a partir da plataforma digital “Champer”, lançada pela Yara no Brasil e na Colômbia no primeiro semestre deste ano. A solução, que neste primeiro momento está voltada a dar visibilidade sobre o desempenho dos cafezais para torrefadoras e toda a indústria do setor, oferece uma base sólida e precisa para a implementação e acompanhamento de práticas regenerativas. Na prática, Champer funciona em três eixos: aplicativo para captura de dados no campo; painel personalizado conforme os indicadores de sustentabilidade e produção da solução digital; e insights qualitativos a partir das informações levantadas.

Para Marcelo Gobitta, além dos resultados práticos no campo, a amostra nessas lavouras demonstrativas ressalta a importância de se criar um ecossistema positivo com toda a cadeia de valor do café. “Grandes empresas e traders têm se posicionado fortemente para reduzir os impactos do campo à xícara do consumidor e, com isso, estimulam a transformação em todas as etapas – o que acaba tornando o café brasileiro um case de sucesso para o agronegócio global”, finaliza.

Sobre a Yara

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar o compromisso de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza, oferece um portfólio de produtos de alta tecnologia com baixa emissão de carbono, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com pesquisadores e parceiros da indústria para construir uma cadeia de valor do alimento cada vez mais sustentável. Com uma atuação integrada, a companhia também fornece soluções industriais para usos diversos, entre eles a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.

Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países. No Brasil, a Yara está idealmente posicionada em todos os principais polos agrícolas. Com mais de 5 mil colaboradores, a empresa atende todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 1970, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e modernizando a indústria nacional, em linha ao seu compromisso global com a agenda de descarbonização.

Sobre a illycaffè

illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em 1933, em Trieste, que tem como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz um exclusivo blend 100% Arábica composto por 9 ingredientes diferentes. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de Arábica do mundo. Todos os dias são servidas 8 milhões de xícaras de café illy em mais de 140 países em todo o mundo, nos cafés, restaurantes e hotéis, em cafés e lojas de marca própria, em casa e nos escritórios, nos quais a empresa está presente através de filiais e distribuidores. Desde a sua fundação, illycaffè tem direcionado as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021 ao tornar-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, princípios fundamentais da marca, desde o seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até às xícaras da illy Art Collection, decoradas por mais de 130 artistas internacionais, ou máquinas de café concebidas por designers de renome internacional. Com o objetivo de difundir a cultura de qualidade a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a Università del Caffè que hoje realiza cursos em 23 países em todo o mundo. Em 2023, a empresa teve um faturamento de 595,1 milhões de euros. A rede de marca própria da illy tem 159 pontos de venda em 30 países.