Equinox Gold leva o Projeto Cinema na Comunidade a quatro municípios baianos
Publicado em 28/08/2024 às 08:03 edição Lenilde Pacheco
Cinema na comunidade: sessões são realizadas pela Cepar Cultural, com patrocínio da Equinox Gold
Até o dia 3 de setembro, uma carreta vai funcionar como sala de cinema em uma área pública, exibindo filmes dos grandes estúdios para as comunidades de quatro municípios baianos. O acesso é gratuito, com direito a pipoca e refrigerante para os espectadores. Esta é a proposta do Cinema na Comunidade – Cine da Equinox Gold que chega ao nova edição aos municípios de Barrocas, incluindo a comunidade de Canto, Teofilândia, Santaluz e Cansanção.
A carreta permanecerá por dois dias em cada localidade e os filmes serão exibidos em cinco sessões diárias. Durante todo o dia turmas de alunos das escolas públicas locais participarão do projeto em sessões agendadas pela educação municipal. Às 18h00, a população contará com uma sessão exclusiva aberta ao público. Como as vagas são limitadas, os interessados em participar do projeto devem comparecer até a carreta cinema impreterivelmente no dia do evento para garantir a retirada de seus ingressos.
O Cine da Equinox Gold é uma iniciativa que visa promover o acesso à cultura e ao entretenimento de forma acessível e inclusiva. No primeiro dia será exibido o filme “O Pior Vizinho do Mundo” e no segundo dia será o filme “(Buzz) Lightyear”.
O gerente interino de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Relacionamento com a Comunidade (SSMAC) da Mineração Fazenda Brasileiro, Antônio Mota, destaca como o Cine Equinox ajuda a preservar a identidade cultural e promover a diversidade. “Estamos muito felizes com mais uma edição do Cine Equinox nas nossas comunidades de Barrocas e Teofilândia. O cinema é uma forma de expressão cultural que pode refletir e influenciar os valores e as experiências de uma comunidade. Com a ação, teremos a oportunidade de levar momentos de lazer e diversão para crianças, jovens e adultos que moram próximas à operação de Fazenda Brasileiro. Esse é o nosso jeito de operar, integrando-nos às comunidades para promover o desenvolvimento e a inclusão social.”
O projeto é aprovado pelo Ministério da Cultura e viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio do Equinox Gold e apoio das prefeituras locais. Nesta edição o projeto passará ao todo por 12 locais nos estados de Minas Gerais, Bahia e Maranhão entre os dias 12 de agosto a 27 de setembro.
Cinema itinerante
O cinema itinerante está estruturado em um caminhão, cujas laterais se abrem, transformando-o em uma verdadeira sala de cinema, com telão, climatização e poltronas para acomodar até 91 pessoas por sessão, além de pipoqueira, dispenser para refrigerante e banheiros.
Os filmes que serão exibidos foram especialmente escolhidos para levar diversão e entretenimento para a garotada da região. Encanto e WiFi Ralph – Quebrando a Internet estão entre as opções nas sessões agendadas para os alunos. Além disso, buscando a inclusão de todos os públicos, será disponibilizado filmes com acessibilidade, adaptados com legendagem descritiva e em libras, mediante solicitação prévia.
Sessões de cinema abertas à comunidade na Bahia
Teofilândia (BA) – 26 e 27/08/2024
Sessão aberta ao público: 18h00
Local: Praça Jose Luis Ramos
Endereço: Centro
Santaluz (BA) – 29, 30 e 31/08/2024
Sessão aberta ao público dia 30: 18h00
Sessões abertas ao público dia 31: 13h00, 14h30, 16h00, 18h00 e 20h00
Local: Praça da Bíblia
Endereço: Rua Dom Pedro II
Cansanção (BA) – 02 e 03/09/2024
Sessão aberta ao público: 18h00
Local: Praça de Eventos
Endereço: Avenida Monte Santo
Sobre a Equinox Gold
A Equinox Gold é uma mineradora canadense focada no crescimento, com sete minas de ouro em operação em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além do projeto Greenstone (Canadá) em desenvolvimento e prestes a se tornar a próxima mina em operação. A empresa segue o caminho para atingir mais de um milhão de onças de produção anual de ouro a partir de um conjunto de projetos de desenvolvimento e expansão. No Brasil, são quatro operações da Equinox Gold, localizadas nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.