img
img

Com investimento de R$ 4,4 milhões, Equinox Gold aposta em projetos socioambientais

Publicado em 07/02/2024 às 08:12 edição Lenilde Pacheco


img

Projeto Jovens Aprendizes: exclusivo para mulheres, na unidade Riacho dos Machados (MG) - Foto: Divulgação

Com o propósito de fortalecer a sua política de Responsabilidade Social e Direitos Humanos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua, a Equinox Gold  intensifica sua atuação social. Em 2023, a empresa destinou R$ 4,4 milhões a programas que beneficiaram 14.537 pessoas em 13 municípios localizados no entorno das suas quatro operações nos estados do Maranhão, da Bahia e de Minas Gerais. Esse valor é 10% maior em relação ao aplicado em 2022. No total, foram 48 projetos sociais, culturais, ambientais ou educativos, sendo 26 desenvolvidos por meio das leis de incentivo e 22 por investimento direto.

De acordo com o coordenador de Responsabilidade Social Brasil da Equinox Gold, Jauner Torquato, o foco dado pela empresa à questão social está alinhado às políticas corporativas de parceria para o desenvolvimento comunitário. “No ano passado, a empresa direcionou ainda mais esse foco, ao priorizar, pela primeira vez, projetos exclusivos destinados ao público feminino, como o Mulheres em Foco e o Semente Crioula que, juntos, capacitaram 526 mulheres em fotografia e restauração de patrimônio cultural”, afirma Jauner.

Inserção profissional

Outro destaque de 2023 foi o projeto Jovem Aprendiz, também exclusivo para mulheres, desenvolvido em parceria com a Rede Cidadã – entidade de assistência social –, na unidade Mineração Riacho dos Machados, no Norte de Minas.

A iniciativa destacou o compromisso da empresa com a diversidade e inclusão, além de estimular a permanência das jovens na escola, preparando-as para o mercado de trabalho e garantindo sua inserção profissional. Um total de 15 jovens, com faixa etária de 19 anos e cursando nível superior ou com curso técnico, estão na jornada de um ano do projeto.

Ainda no âmbito da educação, projetos como o Contos Brasileiros, que tem como objetivo produzir um livro de contos baseados em memórias dos municípios do interior, e o Heróis em Ação, que incentiva professores a atuarem como multiplicadores da educação ambiental nas escolas, contribuíram para qualificar 77 docentes e atender 1.335 alunos de escolas públicas.

Além dos investimentos em projeto sociais, a Equinox Gold avançou também, em 2023, no fomento às políticas de afirmação dos direitos da criança e do adolescente e do idoso. Através do projeto Fortalecimento dos Conselhos e Fundos Especiais, a empresa desenvolveu mentorias e assessoria técnica para criação das políticas públicas em âmbito municipal. Mobilizando organizações sociais e administrações municipais em uma ampla de rede de cooperação, o projeto atuou para instituir e tornar operante o Fundo da Infância e Adolescência e Fundo do Idoso em todos os municípios onde estão localizadas as operações da Equinox Gold.

“Esse trabalho é muito importante, pois possibilitará, em breve, que empresas e pessoas físicas destinem parte do seu imposto de renda para apoiar o desenvolvimento de projetos nos seus próprios municípios. Com isso, iremos potencializar em enorme escala o fomento a projetos sociais locais”, conclui Jauner.

Sobre a Equinox Gold

A Equinox Gold é uma mineradora canadense focada no crescimento, com sete minas de ouro em operação em quatro países: Brasil, Canadá, Estados Unidos e México, além do projeto Greenstone (Canadá) em desenvolvimento e prestes a se tornar a próxima mina em operação. A empresa segue o caminho para atingir mais de um milhão de onças de produção anual de ouro a partir de um conjunto de projetos de desenvolvimento e expansão. No Brasil, são quatro operações da Equinox Gold, localizadas nos estados da Bahia, Maranhão e Minas Gerais.