img
img

Agenda Verde: L’Occitane au Brésil conquista certificado de Empresa B

Publicado em 04/10/2023 às 00:34 edição Lenilde Pacheco


img

L'Occitane au Brésil: ação com comunidades regionais para práticas ambientais

L’Occitane au Brésil, marca do Grupo L’Occitane – empresa francesa de cosméticos –, conquista neste ano o reconhecimento de Empresa B, certificado que reafirma e fortalece os seus compromissos socioambientais. Trata-se de um relevante resultado positivo para todo o grupo que tem o seu desenvolvimento baseado em práticas de ESG, voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial.

Primeira marca franco-brasileira do conglomerado, L’Occitane au Brésil foi criada com a missão de respeitar a natureza, cultura e pessoas do Brasil, visando contribuir com a sociedade e conservar os biomas e costa nacionais. Em sua cadeia de produção, trabalha próximo a pequenos agricultores e cria oportunidades de desenvolvimento financeiro e técnico para comunidades historicamente sub-representadas.

Ao conectar inovação e natureza, a marca conseguiu desenvolver processos de manuseio mais justos e inclusivos que preservam o meio ambiente e que contribuem para as comunidades locais.

Sobre a certificação 

Para obter o certificado de Empresa B, a companhia precisa atingir o mínimo de 80 pontos dentro dos critérios e pilares avaliados pelo B Lab: funcionários, meio ambiente, clientes, governança e comunidade. São analisadas todas as atividades da empresa, não somente os produtos e serviços finais.

As ações de sustentáveis de L’Occitane au Brésil estão previstas desde sua logística e operação até iniciativas filantrópicas para auxiliar organizações do terceiro setor.

Sustentabilidade

– A fábrica brasileira instalou painéis solares para cobrir 50% da demanda de eletricidade e, a meta é cobrir, ainda neste ano, 100% da demanda de energia;
– 50% dos serviços de entrega de produtos para lojas e clientes é realizado com caminhões elétricos;
– Sistema de gestão ambiental em todas as instalações do Grupo L’Occitane no Brasil (lojas, fábrica, depósito e escritório) com metas e projetos para reduzir os impactos ambientais;
– Programa de Gestão de Fornecedores: Apoio aos pequenos produtores que seguem os princípios do comércio justo, além de apoio técnico para seu desenvolvimento. Gestão de impacto ambiental e social na cadeia de fornecimento;
– Trabalho conjunto com comunidades regionais para melhoria de práticas sociais, ambientais e produtivas.

Projetos filantrópicos

– Semana de Voluntariado Anual: todos os colaboradores são convidados a fazer voluntariado em algumas ONGs selecionadas;
– ‘Movimento Brésil’: programa filantrópico para implementar técnicas agroflorestais em áreas desmatadas no Brasil, regenerando o ecossistema e gerando renda e segurança alimentar para muitas famílias;
– Apoio Fundação L’Occitane: auxílio financeiro para organizações do terceiro setor que estejam alinhadas com os compromissos socioambientais trabalhados anualmente. Neste ano, a marca trabalhou com os pilares “Respeito à diversidade”, “Reduzindo o desperdício” e “Cuidando da Visão”.

Igualdade de gênero

– Atualmente, 80% dos cargos de liderança do Grupo L’Occitane são ocupados por mulheres.

Sobre a L’Occitane au Brésil 

A L’Occitane au Brésil desperta o olhar para a beleza brasileira em suas mais diversas facetas, trazendo alegria, pluralidade e espontaneidade em cosméticos de alta qualidade. Cada produto da marca é feito de histórias verdadeiras e apaixonantes. Com ingredientes de origem natural cuidadosamente selecionados e design exclusivo de artistas que enaltecem a brasilidade, os produtos da marca refletem as riquezas naturais e culturais do Brasil. Lançada em 2013, a L’Occitane au Brésil conta com mais de 200 pontos de vendas no País.