img
img

Economia circular: Programa da Cargill arrecada mais de 11 milhões de litros de óleo

Publicado em 10/08/2023 às 15:34 edição Lenilde Pacheco


img

Sustentabilidade: Companhia avança com lançamento do projeto piloto Cashback - Foto: Divulgação

O maior programa de logística reversa de óleos e gorduras do Brasil, o Liza Ação Renove, criado pela Cargill, acaba de superar a marca de 11 milhões de litros recolhidos desde 2010, ano de seu lançamento. Para ampliar a conscientização ambiental e contribuir para a promoção de uma economia circular e sustentável, a companhia lança o projeto piloto Cashback, dirigido a grandes consumidores.

Em fase experimental no estado do Paraná, a ação é realizada junto a restaurantes e permite que o óleo de fritura usado seja trocado pelo óleo Liza Algodão. Para participar, é necessário se cadastrar no programa e, a partir daí, receber as bombonas para começar a armazenar o óleo residual. A cada 100 litros coletados, o estabelecimento tem direito a trocá-los por um novo balde de Liza Algodão de 15,8 litros.

“A promoção da economia circular por meio do Ação Renove é uma iniciativa que mostra o compromisso da Cargill com o consumo sustentável e é um ótimo exemplo onde todos ganham. Ganha o restaurante, que troca seu óleo usado por um novo; ganha o distribuidor, que oferece um diferencial para seus clientes, aumentando a fidelização; e ganha também a empresa parceira, que ampliará sua rede de clientes”, avalia Marcio Barela, coordenador de Sustentabilidade da Cargill.

Presente em 21 estados do País, o Liza Ação Renove estimula o recolhimento de óleo de cozinha usado, disponibilizando à população acesso a pontos de entrega para reciclagem e reaproveitamento do resíduo. O projeto já conta com 6.500 pontos de coleta (considerando também os de recolhimento porta a porta), com 800 pontos novos só em 2023. Somente no último ano, o programa já ajudou a recolher 2,7 milhões de litros.

“O crescimento que alcançamos só foi possível graças ao engajamento tanto de consumidores quanto de operadores do food service que, nesses 13 anos, contribuíram para a ampliação da coleta porta a porta em casas, condomínios e restaurantes”, complementa Barela.

Expectativa de ampliação 

Com foco na sustentabilidade e no engajamento de parceiros e da comunidade, a iniciativa conta com o apoio de restaurantes, supermercados, condomínios e escolas, onde o óleo usado pode ser entregue e é encaminhado para o reaproveitamento. Todo o material coletado é transformado em produtos sustentáveis, como o biodiesel, combustível de fonte limpa e renovável. Os resultados são tão positivos que a expectativa para 2025 é dobrar a capacidade de recolhimento em relação ao volume atual.

O óleo vegetal, bastante utilizado no preparo de diversos alimentos, é um ingrediente importante no dia a dia do brasileiro. Apesar de toda a informação sobre o descarte correto após sua utilização, muitas pessoas e estabelecimentos ainda não sabem a melhor forma de direcionar o resíduo e acabam utilizando a pia ou ralos como destino.

Para achar o ponto de coleta mais próximo, os consumidores podem acessar o site do Óleo Liza

Sobre a Cargill

A Cargill ajuda o sistema alimentar mundial a funcionar para você. Conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e famílias com o essencial do dia a dia – desde os alimentos que eles comem até o chão em que pisam. Nossos 160.000 integrantes da equipe em todo o mundo inovam com propósito, capacitando nossos parceiros e nossas comunidades, enquanto trabalhamos para nutrir o mundo de uma maneira segura, responsável e sustentável. Isso inclui nossos 11.000 colegas no Brasil, onde trabalhamos desde 1965 para tornar nossa visão global uma realidade local. Desde rações que reduzem as emissões de metano até combustíveis renováveis baseados em resíduos, as possibilidades são ilimitadas. Mas nossos valores permanecem os mesmos. Colocamos as pessoas em primeiro lugar. Chegamos mais longe. Fazemos a coisa certa. E é assim que a Cargill atende às necessidades variáveis das pessoas que chamamos de vizinhas e do planeta que chamamos de lar – hoje e para as próximas gerações.