
Opinião

Privilegiado por sua geografia, o Brasil tem condições para ser uma das potências mundiais na geração de energia solar, que já é a segunda maior fonte do país, correspondendo a 13% da matriz elétrica. Cada vez mais difundida no país é a energia solar compartilhada: permite que os consumidores se unam para dividir os custos e benefícios de um sistema fotovoltaico.
O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi instituído pela ONU com o objetivo de conscientizar a população a respeito deste recurso. Entre os vilões da perda de água até as empresas e residências destacam-se os vazamentos em tubulações. Outro ponto se refere à necessidade do consumo consciente, alerta o especialista Yuri Verçosa.
Recentemente sancionada no Brasil, a Lei nº 15.042/24 altera a forma como o país lida com as emissões de gases de efeito estufa e o comércio de carbono ao criar o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa. A regulamentação gera ampla discussão nos meios jurídico e ambiental, mostra o advogado Flávio Linquevis, mestre em Legislação Ambiental.
Quando se discutem soluções que promovem a economia circular e protegem o meio ambiente, é crucial evitar termos como "difícil". Deve-se, então, abordar a verdade? Revelar as baixas taxas de reaproveitamento de materiais? No Brasil, estima-se que apenas 4% a 9% dos materiais descartados sejam reciclados.
Em um cenário onde os recursos naturais são limitados e as mudanças climáticas avançam, é fundamental adotar abordagens complementares para mitigar os impactos ambientais e construir um futuro mais resiliente. A eficiência energética e a economia circular se destacam, afirma Natália Fochi, gerente de sustentabilidade da Reciclus.
A crise hídrica no Brasil tem se tornado um dos maiores desafios contemporâneos, afetando tanto comunidades quanto indústrias que dependem de recursos hídricos confiáveis. Secas prolongadas, mudanças climáticas e o uso inadequado da água têm exigido soluções inovadoras e sustentáveis, assinala o especialista André Ricardo Telles.
As mudanças climáticas são um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade na atualidade, exigindo ações urgentes e eficazes para mitigar os efeitos para as gerações de hoje e do amanhã. Aliadas estratégicas são as árvores e as florestas nos diversos biomas ao redor do mundo, assinala Meryellen Baldim, gerente de Meio Ambiente da Bracell.
A sustentabilidade na engenharia civil tem sido cada vez mais imprescindível. Não à toa, a construção e operação de edifícios representam hoje uma parcela significativa das emissões de carbono - cerca de 30% delas ocorrem na fase de construção e todo o restante durante a operação, analisa a diretora Patrícia Cavalcanti, na Schneider Electric.
A transição global para fontes de energia limpa tem se mostrado um desafio complexo para muitas nações, especialmente aquelas que dependem de combustíveis fósseis para a geração de eletricidade. O Brasil se destaca no cenário internacional com o seu quadro completo de matriz energética, analisa o empresário e escritor J.A. Puppio.
À medida que o mundo enfrenta desafios ambientais crescentes, avançar com as ações de sustentabilidade se tornou uma prioridade global. O Dia da Árvore, celebrado neste 21 de setembro, é uma oportunidade de reflexão sobre como atuamos na preservação da natureza, afirma Márcio Nappo, vice-presidente de sustentabilidade da Bracell.

Leia mais
