img
Você está em:

Mudança climática

Instituto Brasileiro de Mineração lança e-book com boas práticas na gestão de recursos hídricos

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) acaba de lançar, em Belo Horizonte (MG), o e-book Livro Azul – Boas Práticas em Gestão e Manejo dos Recursos Hídricos na Mineração. A publicação reúne contribuições de 16 empresas associadas ao IBRAM e aborda práticas inovadoras de gestão de recursos hídricos.

Polo Salvador contribui para segurança hídrica com economia de água

No Dia Mundial da Água, 22 de março, a indústria têxtil Polo Salvador reafirma o seu compromisso com as práticas sustentáveis incorporadas ao seu processo produtivo. Entre elas, ações focadas na economia e combate ao desperdício. Especialistas apontam para tendência de diminuição da disponibilidade de água até 2040.

Calor extremo reduz a produtividade nas lavouras de café, soja e arroz

O excesso de calor dos últimos dias afeta lavouras de soja, milho e arroz e também plantações de café e de frutas. A cada ano aumentam os impactos causados pelas mudanças climáticas sobre a produção de alimentos. Para especialistas, estratégias de agroecologia podem retardar esses efeitos e diminuir a ameaça de insegurança alimentar.

Mudanças Climáticas: Janeiro de 2025 foi o mês mais quente do planeta

Em janeiro de 2025, a temperatura do planeta registrou 1,75 grau Celsius (°C) acima do nível pré-industrial. Foi a maior já anotada pela série histórica do Serviço Copernicus para Mudanças Climáticas da União Europeia, ficando 0,79°C acima da média de 1991-2020 para o mês, com temperatura do ar na superfície de 13,23ºC.

Sustentabilidade: No combate à crise climática, Braskem ajuda a traçar o futuro

A efetividade da agenda ESG (ambiental, social e governança, em inglês) pode até ser motivada por crises ou uma resposta às demandas da sociedade, investidores e governos. O essencial é que possa avançar com transparência para o acompanhamento das ações, critério que tem sido usado pela Braskem para dialogar com os stakeholders (partes interessadas) em clima de cooperação.

Mudança do Clima: Aplicativo sobre prevenção de desastres tem 2 mil downloads

O aplicativo Prevenção de Desastres Climáticos, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), já conta com mais de 2 mil downloads. Mais de 1,7 mil municípios já foram mapeados e têm áreas de risco indicadas no app. O aplicativo traz alertas sobre áreas de risco de inundações, deslizamentos de terra e enxurradas.

Desastres climáticos aumentaram 250% em quatro anos, mostra estudo

Os desastres climáticos no Brasil aumentaram 250% nos últimos quatro anos, em comparação com os registros da década de 1990, revela estudo lançado pela Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica – coordenada pelo Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com a participação de organizações públicas e privadas.

Brasil, ONU e Unesco lançam Iniciativa Global sobre Mudanças do Clima

O governo brasileiro, as Nações Unidas e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) lançaram nesta terça-feira (19) no âmbito da Cúpula do G20, no Rio de Janeiro, uma iniciativa conjunta para fortalecer pesquisas e medidas para combater a desinformação que contribui para o atraso e a inviabilização de ações climáticas.

Prefeitos propõem agenda global e cooperação para o alcance de metas climáticas

Mais de 70 prefeitos e líderes municipais de todo o mundo estarão reunidos no Rio de Janeiro nesta semana para a 7ª edição da Cúpula Urban 20 (U20) que ocorre anualmente. O U20, coorganizado pelas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo e promovido pela C40 Cities e Organização Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG), acontece de 14 a 17 de novembro.

Mudanças Climáticas: CNI leva a agenda verde da indústria brasileira à COP 29

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) participa, entre 11 a 22 de novembro, da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP29, em Baku, no Azerbaijão. A indústria vai defender o avanço da agenda de adaptação à mudança do clima, a operacionalização do mercado global de carbono e a mobilização para o financiamento climático.