Mudança climática
Com cerca de R$ 2 bilhões em projetos aprovados em 2025, o maior volume anual desde sua criação, o Fundo Amazônia ampliou a escala de atuação, avançou na restauração de áreas degradadas, expandiu o apoio a atividades produtivas sustentáveis em toda a Amazônia Legal e ampliou ações de combate e prevenção a incêndios florestais para o Cerrado e o Pantanal.
A derrubada de vetos à Lei Geral do Licenciamento Ambiental redefiniu o ambiente regulatório para atividades rurais e agroindustriais no país. A flexibilização e a descentralização das regras trazem agilidade, mas também ampliam a responsabilidade do produtor na comprovação de regularidade técnica e ambiental, alerta o especialista em Direito do Agronegócio, André Aidar.
O Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU mostra que Recife é a capital brasileira mais ameaçada pelo avanço do nível do mar, reflexo das mudanças climáticas que motivam o seminário "Emergência climática: preservação e desenvolvimento no Nordeste". Iniciativa da Fundação Perseu Abramo, o evento acontece dia 3 de dezembro, na capital pernammbucana.
Depois de 13 dias de negociação, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) terminou no sábado (22), em Belém, com uma série de avanços e discussões que prosseguirão pelos próximos meses. A presidência brasileira da COP30 teve como feito a aprovação de 29 documentos de forma unânime por 195 países.
Após duas semanas de trabalhos e negociações da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém, o Desafio Ambiental reúne os principais resultados da COP30, entre eles, o protagonismo da Amazônia, um bioma crucial para o clima global, conduzindo o Brasil ao centro das negociações sobre mudanças climáticas.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltou as conquistas da COP30, realizada desde o início do novembro em Belém, e reconheceu que ainda há desafios a serem superados. “Progredimos, ainda que modestamente”, avaliou a ministra em discurso na plenária de encerramento da COP30 neste sábado (22).
A força e a inovação da agricultura familiar baiana ganharam destaque na programação da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA). A Cooperativa Ser do Sertão, de Pintadas, representou a Bahia como exemplo de sustentabilidade e protagonismo feminino no enfrentamento às mudanças do clima.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lança nesta terça-feira (11), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, no Pará, o livro Ciência para o Clima e Soluções da Agricultura Brasileira. O livro traz uma abordagem sobre estratégias, tecnologias e indicadores necessários à adaptação.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta segunda-feira (10) que a governança global precisa contribuir a favor de uma transição justa para economias de baixo carbono que evite um colapso climático planetário. A declaração foi dada na abertura da 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
A Prefeitura de Salvador realizou, na sexta-feira (dia 7), encontro para iniciar a atualização do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, principal instrumento de planejamento climático da cidade. Propósito é tornar a cidade mais resistente, sustentável e comprometida com a causa ambiental.
Leia mais