img
img

Desafio Ambiental: Village Itaparica premia autores de propostas para ilha sustentável

Publicado em 27/11/2024 às 15:02 edição Lenilde Pacheco


img

Equipes vencedoras da competição foram escolhidas por meio de voto popular - Foto: Nelson Brito Jr.

Lenilde Pacheco*

A busca pelo equilíbrio socioambiental é urgente nos municípios de Itaparica e Vera Cruz (BA), cuja privilegiada localização na Baía de Todos-os-Santos favorece a biodiversidade e a atividade econômica centrada em turismo e pesca. Se as ações forem executadas com a participação da comunidade, a chance de êxito é ainda maior. Foi o que levou o Village Itaparica a promover o 1º Desafio Ilha Sustentável, que chegou à etapa final, premiando as equipes nas categorias escola pública e escola particular.

Os vencedores da competição foram escolhidos por meio de voto popular. Mais de 95 mil votos foram registrados em votação eletrônica. Organizada pela equipe responsável pela agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) do Village, a maratona mobilizou 82 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio de nove escolas públicas e privadas.

Divididos em 15 equipes, os alunos se dedicaram às pesquisas sobre preservação ambiental, sustentabilidade econômica, impactos do crescimento desordenado, mudanças climáticas e identidade cultural da ilha para que pudessem propor soluções para os desafios ambientais existentes.

A metodologia do trabalho foi baseada na dinâmica Hackathon, ou seja, uma maratona que visa resolver problemas em curto espaço de tempo. Seis equipes foram classificadas pela banca examinadora formada pelo CEO do Village Itaparica, Samuel Goldstein, pela diretora de Fiscalização e Licenciamento da Prefeitura de Vera Cruz, Silene Costa e a educadora ambiental e coordenadora do Projeto Recife das Pinaúnas, Deusdélia Andrade.

Vencedora das escolas públicas, a Equipe Sustentare propôs a coleta de resíduos associada à troca do material coletado por alimentos, com o propósito de contribuir para o equilíbrio ambiental e reduzir a carência alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade. “A equipe formulou uma iniciativa que consiste em promover a troca de resíduos recicláveis por alimentos, reduzindo o impacto ambiental e produzindo avanços para a segurança alimentar”, assinalou o mentor Edmilson Barbosa.

Para fortalecer o turismo responsável, a Equipe Meninas Sustentáveis sugeriu a elaboração de roteiros que valorizem a conscientização ambiental e a identidade histórica e cultural, impulsionando o crescimento econômico dos dois municípios (Itaparica e Vera Cruz). “A nossa orientação contribuiu para a formatação do ciclo completo, com todas as etapas necessárias, incluindo comunicação, guias turísticos etc”, afirmou a mentora Mônica França.

O Village Itaparica planeja implementar algumas das propostas e incentivar que os poderes público e privado também adotem os projetos para execução. Instalado no antigo Club Med, o Village Itaparica opera como resort, em regime de multipropriedade. Nesse modelo, um imóvel é compartilhado entre vários proprietários.

Conheça as equipes vencedoras do 1º Desafio Ilha Sustentável

ESCOLAS PRIVADAS
1º lugar: Equipe Plano Sustentável
Solução apresentada: Consciência verde
O projeto visa a criação de grupos locais liderados por jovens que conscientizem os moradores sobre educação ambiental e descarte dos resíduos em toda a ilha.

2º lugar: Equipe The Fives
Solução apresentada: Bicicletada Sustentável
A proposta é utilizar a bicicletada sustentável para levar banners e cartazes educativos às praias da Ilha de Itaparica. O objetivo é mobilizar a comunidade local e os turistas para o trabalho de conservação ambiental.

ESCOLAS PÚBLICAS
1º lugar: Equipe Sustentare
Solução apresentada: Econsciência
A ideia é promover a troca de resíduos recicláveis por alimentos, reduzindo o impacto ambiental e ajudando a comunidade. A ação busca promover educação ambiental e elevar a qualidade de vida das comunidades mais vulneráveis.

2º lugar: Equipe Almas Marinhas
Solução apresentada: Semeando Futuro – Sustentabilidade em cada troca
Projeto prevê a criação de um sistema de troca para que a comunidade faça a entrega de materiais recicláveis e receba alimentos frescos e nutritivos. Inclui a realização de oficinas de sustentabilidade.

3º lugar: Equipe Nova Ilha
Solução apresentada: Praia Limpa e Atrativa
Proposta embasada no cotidiano Sustentável, promover ações que incluam a tecnologia como meio sustentável para unir a participação comunitária e a gestão pública.

Equipe Meninas Sustentáveis
Solução apresentada: Por um Turismo Responsável
A equipe propõe como solução o desenvolvimento do Turismo Sustentável na Ilha de Itaparica, oferecendo roteiros que promovam a conscientização ambiental, valorizem a identidade histórica e cultural e impulsionem o crescimento econômico.

 

Lenilde Pacheco é jornalista especializada em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.