

Sustentabilidade: Salvador recebe projeto Ciclovia Musical no dia 26 de março
Publicado em 24/02/2023 às 11:30 edição Lenilde Pacheco

Ciclovia Musical: valorização da cultura, lazer e mobilidade urbana - Foto: Divulgação
Salvador vai sediar, no dia 26 de março, uma nova edição da Ciclovia Musical Capitais, projeto sob responsabilidade da Arte Matriz Soluções Culturais, que une música e atividade física. O evento será realizado das 9 às 12 horas, tendo como ponto de partida e chegada o Teatro Castro Alves, no centro da capital baiana. Os concertos musicais são distribuídos ao longo da rota.
Os interessados em participar devem efetuar inscrição grátis, a partir do dia 27 de fevereiro, no site: www.cicloviamusical.com.br
A expectativa dos organizadores é reunir um grande número de participantes, considerando que a capital baiana registra crescimento da prática do ciclismo. Pesquisa realizada pelo Movimento Salvador Vai de Bike, em 2022, revelou que 61% dos entrevistados passaram a pedalar mais desde o início da pandemia, assim como ocorreu em várias partes do mundo.
Dois roteiros
Os participantes da Ciclovia Musical poderão escolher um entre dois roteiros. Ambos têm a largada e a chegada no Teatro Castro Alves. Irão passar por cartões postais de Salvador como Pelourinho, Doca 1, e Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). Um dos roteiros tem acessibilidade e conta com o apoio da ONG Meu Sorriso, que trabalha para estimular a participação de pessoas com deficiência (PCD’s) e suas famílias na vida da comunidade, contribuindo para a socialização. Deficientes visuais poderão pedalar em bikes duplas com monitores voluntários, além de sentir com as mãos os instrumentos. As apresentações musicais terão intérprete em libras.
Os roteiros terão monitores artísticos. No roteiro 1, o maestro Carlos Prazeres, regente titular da Orquestra Sinfônica da Bahia, estará presente. No roteiro 2, a monitoria será de Lucie Barluet, coordenadora dos coros da Orquestra Neojiba. Lucie é francesa e ciclista. Em 2022, preparou o coro de Rádio France para a estreia da Ópera Amor Azul, escrita por Aldo Brizzi e Gilberto Gil.
Entre os grupos musicais que irão se apresentar estão o Quinteto da Bahia, formado no mestrado da UFBA; Sexteto de Sopros da Bahia, cujos instrumentistas integram as principais orquestras de Salvador; Ivan Sacerdote Trio; Quabales, projeto socioeducativo cultural que acontece em Amaralina; Banda Geléia Solar, que une baião, samba, frevo, salsa, blues, swing e jazz; Elisa Goritski Quarteto, de choro.
Sustentabilidade
Realizado há 10 anos, o projeto Ciclovia Musical tem programação itinerante entre São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. “Estamos muito felizes em abrir nossas comemorações dos 10 anos com a Ciclovia Musical Salvador, a primeira edição fora do estado de São Paulo”, afirma a idealizadora e diretora do projeto, Giane Martins. A iniciativa valoriza a cultura, o lazer e a mobilidade urbana. Aproxima os adeptos do ciclismo da música clássica e instrumental e contribui para a preservação do meio ambiente com incentivo ao uso das bikes.
Serviço:
Ciclovia Musical Salvador
26 de março, das 9h às 12h
Saída: Teatro Castro Alves
Inscrições grátis no site: www.cicloviamusical.com.br