

M. Dias Branco integra Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, pelo quinto ano
Publicado em 12/05/2025 às 08:34 edição Lenilde Pacheco

Com sustentabilidade, M. Dias Branco opera 21 indústrias, sendo 13 fábricas de massas e biscoitos - Foto: Divulgação
Pelo quinto ano consecutivo, a M. Dias Branco faz parte do grupo de empresas que integram o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, carteira que reflete o desempenho das ações de empresas comprometidas com práticas sustentáveis nas dimensões ambiental, social e de governança (ESG). A 20ª carteira, com critérios ainda mais rigorosos, foi anunciada em 30 de abril e entrou em vigor no dia 5 de maio. São 82 companhias, pertencentes a 40 setores.
A integração da M. Dias Branco à carteira do ISE B3 é resultado do compromisso da companhia com a sustentabilidade, consolidado na sua agenda estratégica ESG. Desde 2013, a M. Dias Branco adota práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de valor, reforçando sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável.
A revisão da agenda ESG, realizada em 2022, representou um novo momento para a companhia, ao estabelecer compromissos públicos a serem atingidos até 2030, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A Agenda está estruturada em três pilares fundamentais que norteiam as ações estratégicas e metas da organização: Cuidar do Planeta (Ambiental), Acreditar nas Pessoas (Social) e Fortalecer Alianças/Maximizar Valor (Governança).
Por meio de Grupos de Trabalho (GTs) dedicados e da atuação integrada de diversas áreas estratégicas, a empresa avança de forma estruturada na implementação de iniciativas que fortalecem seus indicadores ESG. “Esse processo contínuo de evolução e amadurecimento foi determinante para o reconhecimento pelo mercado, refletido na permanência da M. Dias Branco na carteira do ISE B3 — uma conquista que demonstra a solidez das práticas sustentáveis da empresa e reforça nossa posição como referência em responsabilidade socioambiental e governança corporativa no setor de alimentos”, afirma Tiago Timbó, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da M. Dias Branco.
Sustentabilidade
Na redefinição de sua agenda ESG, a Companhia realizou uma análise de materialidade resultando na definição de 15 temas prioritários. Entre as metas estabelecidas para serem alcançadas até 2030, destacam-se: utilizar 100% de embalagens plásticas sustentáveis (reciclável, compostável e/ou biodegradável); zerar o envio de resíduos para aterros em todas as operações — Projeto Aterro Zero; reduzir em 20% as emissões absolutas de Gases do Efeito Estufa (GEE) dos escopos 1 e 2.
O Programa Descarbonize, lançado pela M. Dias Branco em 2023, tem papel fundamental no atingimento das metas de sustentabilidade, em especial sobre o tema mudanças climáticas, impulsionando a jornada rumo a um futuro de baixo carbono, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa nas operações próprias e ao longo da cadeia de valor da Companhia.
“É importante ressaltar que a M. Dias Branco conquistou, em 2025, pelo segundo ano consecutivo, nota máxima no CDP Clima, integrando a A-List, resultado que demonstra a nossa transparência quanto aos dados de emissões de gases do efeito estufa e potencializa nosso compromisso nessa jornada para um futuro de baixo carbono”, conta o executivo.
O acompanhamento das metas é realizado pelo Comitê de Sustentabilidade, Comitê ESG e Conselho de Administração, com resultados divulgados no Relatório Anual Integrado e no site institucional. E como parte da governança dos temas prioritários, existe a Política de Sustentabilidade, que norteia o posicionamento da Companhia.
O ISE B3
O objetivo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3) é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. A avaliação considera práticas em seis dimensões: Capital Humano, Governança Corporativa e Alta Gestão, Modelo de Negócio e Inovação, Capital Social, Meio Ambiente e Mudança no Clima (avaliada por meio do score no CDP Clima).
“Assim como os critérios do ISE vêm se tornando mais exigentes ao longo do tempo, temos aprofundado nosso compromisso com a sustentabilidade, adotando práticas cada vez mais rigorosas e alinhadas à nossa Agenda ESG, como parte de uma atuação responsável com a continuidade do negócio e orientada para o futuro da Companhia e da sociedade”, finaliza.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do Pacto Global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A companhia possui 21 indústrias, sendo 13 fábricas de massas, biscoitos e outros alimentos; sete moinhos de trigo e duas fábricas de cremes e gorduras vegetais, além de 25 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países. Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. Detém marcas como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela no Brasil e Las Acacias no Uruguai, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Na Bahia, opera um complexo industrial composto por unidade de produção de biscoitos, massas e mistura para bolo, integrada a Unidade de Moagem de Trigo, localizado na Baía de Aratu, região metropolitana de Salvador.