img
img

Escola de Sustentabilidade forma multiplicadores para impulsionar cuidados ambientais

Publicado em 12/05/2025 às 15:45 edição Lenilde Pacheco


img

Visitantes têm oportunidade de conhecer mais sobre a fauna e a flora do Bosque Zaninelli - Foto: Prefeitura de Curitiba

Em meio ao verde do Bosque Zaninelli, em Curitiba, a principal construção abriga a Escola Municipal de Sustentabilidade, voltada à oferta de cursos de formação e atualização para professores e servidores visando a proteção dos recursos naturais. Vinculada ao Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura, desenvolve programas dirigidos à comunidade, com o objetivo de formar multiplicadores de boas práticas ambientais.

O projeto arquitetônico do prédio da escola representa na forma e nas cores os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar, resultando na perfeita integração com o meio ambiente, junto à vegetação. A edificação foi erguida com a reutilização de troncos de eucalipto anteriormente foram usados como de postes de energia elétrica.

Em parceria com a Escola de Turismo de Curitiba, a Escola de Sustentabilidade contribui para impulsionar o turismo ecológico na capital paranaense. “O turismo ajuda a alavancar mais parceiros na proteção de espaços como esse, que precisam ser conservados. Também possibilita novos aprendizados e uma visão mais integrada dos lugares de conservação”, explica a chefe de divisão da Escola de Sustentabilidade, Clarice Dorocinski.

Bosque Zaninelli – Área regenerada naturalmente, após ter sido utilizada para exploração de granito, onde foi criado o Bosque Zaninelli, em junho de 1992. Abrigou a Universidade Livre do Meio Ambiente, agora transformada em Escola Municipal de Sustentabilidade. A programação da escola é especialmente dirigida a professores, servidoree e à comunidade.

Área: 37.000 m2
Localização: Rua Victor Benato
Bairro: Pilarzinho – Curitiba
Ano de Implantação: 1992
Acesso: Gratuito
Fauna: Preá, coruja, gambá, cobra d´água, marreco, cisne, sabiá, coleirinha, joão-de-barro.
Flora: Cafezeiro-do-mato, canela, pitangueiras e remanescentes de Floresta com Araucária