Sustentabilidade: M. Dias Branco conquista Prêmio Jatobá com relatório anual
Publicado em 16/12/2023 às 16:03 edição Lenilde Pacheco
M. Dias Branco: destaque da Região Nordeste e reconhecimento com premiação
Produzido e publicado anualmente desde 2014, o Relatório Integrado da M. Dias Branco reporta não apenas o desempenho econômico-financeiro da companhia, mas os indicadores de evolução em sustentabilidade, recursos humanos e ações sociais da empresa, como uma prestação de contas a acionistas e à sociedade. Com 79 páginas reunindo milhares de informações sobre a líder nacional em massas e biscoitos, o Relatório Integrado 2022 foi reconhecido pelo Prêmio Excelência e Inovação em PR Jatobá 2023. O documento recebeu o Certificado de Excelência nacional e, também, foi considerado Case Regional do Ano da Região Nordeste.
Mais importante prêmio brasileiro em Relações Públicas (PR), o Jatobá foi criado para estimular o desenvolvimento da comunicação corporativa no Brasil dentro de padrões internacionais. O rigor e a preocupação com a qualidade estão expressos já no regulamento, que determina sete como nota mínima, numa escala de um a dez, para o case ser finalista e concorrer ao troféu principal e ao atestado de excelência. Este ano, em sua sétima edição, o Prêmio Jatobá recebeu inscrição de mais de 600 cases, de cerca de 300 organizações, em 21 categorias. O Júri foi composto por 240 profissionais de comunicação altamente qualificados e reconhecidos pelo mercado.
Para Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade, o reconhecimento do Relatório Integrado da Companhia é uma indicação clara de que o documento é produzido dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade. “Todos os anos, dezenas de profissionais da companhia participam, direta ou indiretamente, da produção deste report, que é um retrato da empresa. Temos o desafio de tratar as informações em profundidade, mas com linguagem simples e design atraente, para que seja acessível a diferentes tipos de públicos”, destaca Timbó. Para a produção do documento, a M.Dias Branco conta com o apoio da Advance Comunicação.
Signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a M. Dias Branco possui uma Agenda Estratégica de Sustentabilidade com 15 temas prioritários, com base em três pilares que representam o ESG (Environmental, Social and Governance): cuidar do planeta (ambiental), acreditar nas pessoas (social) e fortalecer alianças (governança). “Com o relatório, os investidores e a sociedade podem acompanhar também a evolução anual dessas metas”, destaca Timbó.
A elaboração do conteúdo está de acordo com as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) 2021. Neste momento, as equipes da M. Dias Branco já trabalham na produção do relatório 2023, que será divulgado no primeiro trimestre de 2024, junto com o resultado econômico-financeiro da Companhia.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, agregou ao portfólio itens como cookies integrais, granolas e pães sem glúten e passou a ser referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho.