Salvador participa de painel sobre sustentabilidade na conferência da ONU
Publicado em 12/11/2022 às 07:11 edição Lenilde Pacheco
Horta no Bairro da Paz, em Salvador - Foto: Bruno Concha/Secom PMS
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), participa neste sábado (12) da Conferência da Organização das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP27), que acontece em Sharm el-Sheikh, no Egito. O painel a ser apresentado de forma virtual é “Educando para a sustentabilidade”.
Dentre os temas a serem abordados está a promoção e gestão do Programa de Agricultura Urbana do Município, que inclui a instalação de hortas urbanas pela cidade – são 74 hortas até o momento, assim como o programa de alimentação saudável nas escolas públicas do município, em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação (Smed); o projeto Horta em Casa, com incentivo aos cidadãos para que cultivem hortaliças na própria residência; a valorização das feiras agroecológicas do município e um curso de qualificação remoto oferecido aos agricultores urbanos da cidade, que já alcançou 80 participantes na primeira turma.
Sobre a COP27
A Conferência Internacional da ONU sobre as mudanças climáticas reúne, até o dia 18 de novembro, praticamente toda a comunidade internacional com quase 200 membros. Os países participantes debatem sobre adaptação climática, mitigação dos gases do efeito estufa, impacto climático na questão financeira e colaboração para conter o aquecimento global. Também deverão ser definidos, no encontro, aspectos centrais para a implementação do Acordo de Paris e dar previsibilidade ao financiamento climático.