img
img

Mudança Climática: Municípios planejam ações para o Dia do Meio Ambiente

Publicado em 03/05/2025 às 11:04 edição Lenilde Pacheco


img

Mudas produzidas a partir da doação de pequenas amostras de outras plantas - Foto: Prefeitura de Jutaí

Celebrado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data importante para estimular a conscientização e a educação ambiental, a recuperação de áreas degradadas, entre outras iniciativas. Para a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), as ações contribuem para diminuir a emissão de carbono e a construir resiliência frente aos desafios climáticos.

Tradicionalmente, inúmeros municípios aproveitam a celebração da data para incentivar e promover atividades locais. O município de Jutaí (AM), por exemplo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento, está empenhado na produção de mudas que serão utilizadas para arborizar as instituições públicas e praças locais.

As mudas foram produzidas a partir da doação de pequenas amostras de outras plantas pelos moradores do município utilizando a técnica de estaquia. Esta ação faz parte do Plano de Arborização Urbano, em elaboração pelos servidores municipais e que será finalizado até o início de junho. O plantio das mudas ocorrerá durante a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) observa que não há legislação, em nível federal, que obrigue os municípios a elaborarem o referido Plano, mas este é um instrumento que contribui para a gestão ambiental municipal de forma estratégica. Afinal, além da arborização urbana, os Municípios devem atuar no tema de áreas verdes urbanas conforme previsto no Código Florestal (Lei 12651/2012), garantindo espaços com predomínio de vegetação, preferencialmente nativa (natural ou recuperada), os quais devem ser destinados aos propósitos de recreação, lazer, melhoria da qualidade ambiental urbana, proteção dos recursos hídricos, dentre outras funções.

Estas ações municipais de conservação e ampliação da arborização urbana e de áreas verdes urbanas fazem parte da agenda climática e têm relação direta com as estratégias de adaptação e mitigação, pois contribuem para reduzir o risco de alagamentos, inundações e ondas de calor, além possibilitarem maior absorção dos gases de efeito estufa.

O Rio de Janeiro e dezenas de municípios brasileiros promovem atividades conscientização ambiental, durante todo o mês de junho, com o propósito de mobilizar a comunidade – alunos, idosos, pescadores e servidores públicos.

Com Agência CNM de Notícias