Logística reversa: Nestlé avança com a circularidade de embalagens plásticas
Publicado em 27/12/2023 às 14:28 edição Lenilde Pacheco
Em parceria com a empresa Yattó, startup de economia circular e logística reversa, a Nestlé deve fechar 2023 com 350 toneladas de embalagens plásticas flexíveis recicladas. A meta é reciclar 1.050 tonelada do material em três anos, proporcionando uma geração de renda superior a R$ 1 milhão para 1.300 catadores.
Apesar da complexidade que envolve a reciclagem desse tipo de embalagem, que costuma ter em sua composição diferentes materiais, a Nestlé buscou inovar para apoiar o desenvolvimento de uma infraestrutura capaz de processar o insumo. No primeiro ano, 2021, foram recicladas cinco toneladas de embalagens plásticas flexíveis. No ano seguinte, a Nestlé apoiou a reciclagem de 120 toneladas do material, representando 60% do volume reciclado pela Yattó em 2022.
A evolução do projeto e de sua inovação tecnológica desencadeou novas oportunidades em circularidade, como uma parceria com KiKat. As embalagens de chocolates coletadas durante o festival de música The Town foram recicladas e transformadas em móveis com o design tradicional do chocolate. As doações foram feitas para ONGs apoiadoras da causa LGBTQIAP+.
“De acordo com Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis, o segmento cresceu 4,3% no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, o que sem um olhar de economia circular traz preocupações para o meio ambiente”, afirma Cristiani Vieira, gerente de Circularidade da Nestlé. “O nosso empenho para buscar novas utilizações para esses insumos se mostra totalmente necessário e com a expansão do projeto e ampliação da tecnologia, será possível olhar para oportunidades em reciclagem mecânica, ou seja, fazer uma resina que pode ser aplicada em mais itens”, argumenta a executiva.
Alexandre Galana Jr, CEO da Yattó, acredita que fomentar a reciclagem de embalagens flexíveis é uma forma de pavimentar o caminho para que o mercado também passe a valorizar esse material. “Descobrimos na Nestlé uma parceira incansável e disposta a colaborar nesse caminho com a Yattó. Os resultados, que estão crescendo exponencialmente, falam por si só.” conclui Alexandre.
Sobre a Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de sete centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis.
Sobre a Yattó
Fundada em 2015 por Luiz Otávio Grilo, Alexandre Galana e Leonardo Lopes, a Yattó é uma empresa de Logística Reversa e Economia Circular responsável por estruturar sistemas de reciclagem de resíduos, voltada para materiais de difícil reciclagem. Atuando como parceira de empresas de médio e grande porte, a Yattó promove a circularidade dos recursos naturais por meio de ações de impacto ESG, diretamente ligadas a 4 ODS. Seu propósito é cuidar dos resíduos, proporcionando um novo destino adequado por meio da reciclagem, garantindo a reintegração ao mercado ou encaminhando-os para o descarte apropriado. Isso reduz o impacto no meio ambiente e gera renda para seus parceiros.
A empresa foi acelerada por importantes programas do país, como o Panela da Nestlé, Plug and Play e Accelerator 100+ da Ambev. Além disso, foi premiada em terceiro lugar na categoria Startups CityTech pela 100 Open Startups, 1º lugar no Prêmio Suíço de Inovação e Sustentabilidade pela Embaixada Suíça no Brasil e demais parceiros do elo Suíça-Brasil e agora foi considerada a Melhor Startup do Brasil pela AMCHAM Arena em 2023. A Yattó já possui um portfólio de grandes clientes, como Cargill, Suvinil, Nestlé, PepsiCo, O Boticário, Mars, Ajinomoto, Danone, Vedacit, ABIC, Basf, Abiplast e Anfacer.