img
Você está em:

Notícias

Agenda Verde: Drogaria São Paulo divulga informe de sustentabilidade

O Grupo DPSP, das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, acaba de lançar o seu Informe de Sustentabilidade 2023, destacando os avanços significativos e as iniciativas para o desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e governança corporativa. O documento apresenta as principais ações e resultados da agenda ESG do Grupo DPSP.

Projeto de parceria da Equinox Gold destina recursos para projetos comunitários

Seguindo o seu compromisso de identificar oportunidades de investimento social e contribuir para parcerias de desenvolvimento comunitário, a Equinox Gold lança a edição 2024 do Projeto Seminário de Parceria da Mineração Santa Luz, voltado para organizações sociais dos municípios de Cansanção, Araci e Santaluz (BA), próximos à empresa.

Urgência climática: Desertificação na caatinga preocupa especialistas

A Caatinga ocupa 11% do território e conta com uma expressiva biodiversidade, mas vem passando por um processo preocupante de desertificação, acelerado por fatores como as mudanças climáticas. Essa foi uma das conclusões da audiência pública que a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado promoveu nesta terça (28).

Na FIEB, especialistas discutem estratégias para impulsionar o setor de fibras naturais

As estratégias necessárias para impulsionar um novo ciclo de desenvolvimento econômico do setor produtivo de fibras naturais estão em debate no Encontro Mundial de Fibras Naturais, iniciado nesta segunda-feira (27), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador. A programação prossegue até o dia 30.

Matopiba ultrapassa Amazônia em área desmatada, indica MapBiomas

Mais da metade da área desmatada no Brasil em 2023 ocorreu no Cerrado, apontou o Relatório Anual do Desmatamento do MapBiomas, divulgado nesta terça (28). Pela primeira vez desde 2019, o Cerrado ultrapassou a Amazônia em área desmatada. O problema atinge especialmente o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Programa Zunne destina R$ 10 milhões a negócios nas regiões Norte e Nordeste

Lançado em 2023, o Zunne – programa de investimentos de impacto – mobilizou R$ 4,7 milhões em investimentos para negócios nas regiões Norte e Nordeste durante o ano passado, priorizando aqueles comandados por mulheres, pessoas pretas e indígenas. Nova edição do programa será lançada, nesta terça-feira (28), em Salvador.

Pesquisadores alertam para os danos da fragmentação da Mata Atlântica

Bioma mais biodiverso do Brasil, e também o mais ameaçado, a Mata Atlântica só tem 12% de sua área original coberta por florestas maduras e bem conservadas, sendo que 76% do total já foi completamente devastado. Além do espaço reduzido, uma característica tem preocupado os cientistas: o alto nível de fragmentação.

Crise climática: Caixa coloca à venda 1 milhão de toneladas de créditos de carbono

A CAIXA abriu consulta pública para comercialização de mais de 1 milhão de toneladas de créditos de carbono. Os interessados têm até o dia 10 de junho para apresentar proposta de compra das Reduções Certificadas de Emissões (RCEs) no site de licitações da CAIXA. É necessário informar o valor unitário que pretendem pagar por tonelada.

Especialistas alertam para processo de desertificação no curso do Rio Salitre

As alterações climáticas têm desencadeado transformações preocupantes no território baiano, de acordo com pesquisa do meteorologista coordenador do Laboratório de Processamento de Imagens de Satélite (Lapis ) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Humberto Barbosa. Os resultados mostram a expansão alarmante da desertificação.

Ações de proteção da biodiversidade abrangem 193 espécies em risco no Brasil

O Brasil possui mecanismos para a redução de ameaças a 193 das 290 espécies categorizadas como criticamente em perigo (CP) e que não contavam com nenhum instrumento de conservação. O balanço é resultado do Projeto Pró-Espécies – Todos contra a Extinção, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).