img
img

Projeto Repense Reuse impulsiona produção sustentável para o Carnaval

Publicado em 29/01/2024 às 15:07 edição Lenilde Pacheco


img

Economia circular: Projeto Repense Reuse contribui com ideias criativas para prolongar a vida útil dos descartes têxteis

O Projeto Repense Reuse, da Ong Humana Brasil, impulsiona a produção der acessórios descolados para o folião que se prepara para curtir o período carnavalesco, em Salvador. Resíduos têxteis são transformados em peças criativas e funcionais. O trabalho fomenta a economia solidária, fortalece a sustentabilidade e ajuda a criar looks para a folia.

Para consumidores que estão em busca de consumo mais sustentável, as lojas Humana produzem pochetes, doleiras e buckets, a partir de calças jeans descartadas, mantendo a qualidade do tecido e gerando transformação com a qualidade dos têxteis que precisam de uma segunda vida. As peças criativas estão disponíveis nas lojas Humana situadas nos bairros de Itapuã e Piedade.

“Validamos o conceito de reaproveitamento máximo da vida útil do têxtil propagado pelo Repense Reuse. Trabalhamos com técnicas de economia circular reintroduzindo no mercado peças já produzidas pela indústria, gerando uma logística reversa consciente”, declara Ivanir Matos, gerente geral das lojas, ao destacar o papel social do Projeto Repense Reuse, que vem contribuindo com iniciativas para estender a vida útil dos produtos têxteis, e criando alternativas e lógicas produtivas sustentáveis.

Ainda segundo Ivanir, a ideia do reaproveitamento criativo para o Carnaval surgiu a partir do calendário festivo da Bahia, que favorece a criatividade do grupo de costureiras dedicadas ao projeto e que visualizaram a oportunidade de confeccionar peças estilosas para este período. “Além disso, estas peças agregam valor por envolver uma inteligência criativa e preços muito acessíveis. Sentimos o despertar de uma consciência ecológica em mais de 90 mil compradores que já adquiriram peças nas lojas Humana”, ressalta.

Desde 2021, o projeto Repense Reuse contribui com ideias para dar solução aos descartes têxteis. E esta contribuição, além de gerar impactos ambientais positivos, favorece recursos com a finalidade de promover projetos sociais comunitários.

Coleta de roupas

As pessoas interessadas em contribuir com a doação de roupas usadas para o projeto Repense Reuse, podem depositar as peças nos coletores instalados em locais públicos e privados em Salvador e região. Ao total são 140 contêineres instalados nos bairros Imbuí, Amaralina, Jardim Armação, Águas Claras, Pituba, Caminho das Árvores, Costa Azul, Itaigara, Boca do Rio, Barra, Ondina, Corredor da Vitória, Canela, Cajazeiras, Castelo Branco, Barris, Piedade, Lapa, Pituaçu, Patamares, Pernambués, Piatã, Itapuã, Lobato, Stella Maris, Stiep, San Martin. Na região metropolitana, os coletores estão localizados em Vilas do Atlântico, Abrantes, Arembepe, Guarajuba, Itacimirim, Praia do Forte e Camaçari.

Sobre o Projeto Repense Reuse 

Iniciado no Brasil em 2021, o Repense Reuse é um projeto da Humana Brasil que coopera para o desenvolvimento sustentável 100% focado na economia circular e desenvolvimento social. Sua atuação é na recolha e gestão de têxteis usados alinhado com a estratégia para uma economia circular, baseada no respeito pela hierarquia dos resíduos, promovendo o prolongamento da vida útil dos têxteis e executando um serviço público de coleta seletiva de qualidade que prioriza critérios técnicos ambientais e sociais.