img
img

Sustentabilidade: Vicunha lança produtos feitos com algodão regenerativo

Publicado em 23/10/2023 às 08:27 edição Lenilde Pacheco


img

Fábricas brasileiras estão aptas a produzir com algodão regenerativo

A Vicunha, multinacional brasileira referência em soluções jeanswear, anuncia a sua tradicional semana de lançamentos. O evento marca um novo patamar na moda sustentável ao expandir globalmente a linha de produtos da Vicunha com algodão regenerativo e apresentar os primeiros artigos produzidos com esse insumo inovador no Brasil. O evento também conta com convidados internacionais influentes no cenário da moda e sustentabilidade.

A Semana de Lançamentos da Vicunha acontece de 24 a 26 de outubro, em São Paulo, sob o tema “O Futuro do Denim”. O evento conta com a presença ilustre de convidados de destaque em nível global e recebe Andrea Rosso, embaixador de sustentabilidade da Diesel, que compartilha suas perspectivas sobre a evolução e o futuro do denim com foco na sustentabilidade. Já Amy Leverton, fundadora da Denim Dudes, lidera um painel sobre as tendências globais de jeanswear.

Expandindo o tema da regeneração na moda, os participantes terão acesso à apresentação das últimas tendências, liderada pela coolhunter da Vicunha, Lola Botti, e a desfiles revelando inovações em lavanderia e produtos.

Algodão Regenerativo 

Em um esforço contínuo para promover a inovação e a sustentabilidade na cadeia de moda, a Vicunha, pioneira na utilização de algodão regenerativo no denim brasileiro, anuncia a ampliação global de sua linha de produtos com algodão regenerativo e introduz no Brasil as novas famílias “Pacito” (100% algodão) e “Letizia” (99% algodão / 1% elastano).

Lançados inicialmente na Europa como parte da estratégia de expansão global da empresa e para atender à crescente demanda do mercado internacional, as novidades estão agora ao alcance dos clientes da Vicunha no Brasil e em toda a América Latina.

Além de promover benefícios ambientais significativos, a agricultura regenerativa reduz o uso de produtos químicos, regenera e mantém a saúde do solo, promove a biodiversidade e utiliza apenas água da chuva em seu cultivo, reduzindo a pegada hídrica na produção têxtil.

A empresa revela que já tem coleções previstas para serem lançadas no Brasil, em 2024, em colaboração com grandes marcas como Calvin Klein e Damyller, que apresentaram suas primeiras coleções com algodão regenerativo ainda este ano. No evento do dia 25 de outubro, no showroom da Vicunha, será possível conferir um spoiler das peças.

Parceria Sustentável

Recentemente, a Vicunha assinou um acordo mútuo exclusivo com a Scheffer, empresa brasileira pioneira na produção de algodão regenerativo, consolidando uma união estratégica para produzir tecidos em denim e denim colour com este insumo no Brasil, iniciativa que abastecerá a todos os mercados onde a Vicunha atua.

“A parceria entre a Vicunha e a Scheffer representa um passo importante na história da indústria têxtil brasileira e mostra como as empresas comprometidas com a preservação do meio ambiente podem contribuir para um desenvolvimento econômico sustentável”, afirma Dawid Wajs, diretor de cadeia de suprimentos da Vicunha.

Certificação Internacional

No primeiro semestre de 2023, a Vicunha obteve a certificação internacional regenagri após um processo rigoroso conduzido pela Control Union. Agora, as três unidades fabris da empresa no Nordeste detêm a certificação que reconhece as práticas agrícolas sustentáveis e regenerativas, o que permite à Vicunha fabricar qualquer produto do seu portfólio com o algodão regenerativo. A empresa tem o objetivo de aumentar em cinco vezes a quantidade de tecidos produzidos com esse insumo nos próximos cinco anos, representando até 15% de sua produção total.

“A parceria exclusiva com a Scheffer, a certificação regenagri® e a expansão do nosso portfólio, tanto no mercado nacional quanto internacional, reafirmam nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Estamos liderando o caminho para um futuro mais consciente e sustentável na indústria têxtil brasileira,” comenta Wajs.

Lançamentos 

Além dos tecidos “Pacito Regen” e “Letizia Regen”, feitos com algodão regenerativo, a Vicunha apresenta mais 14 lançamentos, em Denim e Denim Colour, alinhados às últimas tendências da moda e que incorporam atributos de sustentabilidade, qualidade e inovação.

 

Serviço

24/10 – Lançamentos da Vicunha na Denim City SP

Horário: 10h às 11h30

Endereço: Denim City SP – Rua Casemiro de Abreu, 604. Brás. São Paulo – SP

25/10 – Showroom Vicunha

9h – Welcome Coffee

10h – “Tendências globais de jeanswear”, com Amy Leverton

11h – “Denim: evolução e futuro com foco na sustentabilidade”, com Andrea Rosso, embaixador de sustentabilidade na Diesel

12h – Desfile com novidades em lavanderia e produtos

Local: Showroom Vicunha – Rua Henrique Schaumann, 278 – Pinheiros, São Paulo – SP

 

Sobre o algodão regenerativo

Algodão regenerativo é uma fibra sustentável cultivada com práticas focadas em regenerar e manter a saúde do solo, promovendo a biodiversidade local e criando um ecossistema mais equilibrado, além de contribuir para uma agricultura de baixa emissão de carbono.

● Eficiência hídrica: o algodão regenerativo Scheffer é produzido por meio do uso exclusivo da água das chuvas, sem a necessidade de captação de água de rios, lagos ou mananciais, auxiliando na preservação dos mesmos. As práticas regenerativas também reduzem a perda de água pelo escoamento superficial, aumentando a capacidade de infiltração e retenção de umidade.

● Uso consciente dos insumos: o algodão regenerativo é cultivado com redução de químicos e uso de produtos biológicos para controle de pragas e doenças que, juntamente com outras práticas, reduz em até 40% a utilização de químicos e reforçam a saúde e a biologia do solo, preservando recursos hídricos e melhorando a biodiversidade local.

● Aumento da biodiversidade: Por meio de análises de DNA do solo, as áreas cultivadas com práticas regenerativas apresentam 100% mais biodiversidade e funcionalidade que áreas nativas do cerrado brasileiro.

● Vegetação nativa: a Scheffer preserva 160 mil hectares de áreas de vegetação nativa. Para cada 1 hectare plantado, 1,1 hectares são preservados. Além de estar em conformidade com o Código Florestal Brasileiro, a preservação soma-se ao conjunto de práticas regenerativas adotadas pela empresa.

Sobre a Vicunha

Reconhecida mundialmente pelos elevados padrões de qualidade e sustentabilidade, a Vicunha é uma multinacional brasileira presente na América Latina, Europa e Ásia. Com 55 anos de mercado, é referência global em soluções jeanswear, atuando no segmento de tecidos denim e brim. Além de produtos inovadores, a empresa leva ao mercado inteligência para a customização de serviços em tendências de moda, sustentabilidade, design e lavagens. É isso que faz da Vicunha uma empresa one stop shop, modelo de negócio que possibilita atender as necessidades dos clientes em um só lugar, ajudando a aumentar sua competitividade com soluções integradas.

 

Foto: Acervo Vicunha/Divulgação