img
img

Guardiões do clima: Engie Brasil recebe reconhecimento do Pacto Global da ONU

Publicado em 23/11/2024 às 07:18 edição Lenilde Pacheco


img

Empresa participa de movimento na área de Meio Ambiente: + Água, Ambição Net Zero e Conexão Circular

A Engie Brasil Energia foi reconhecida pelo seu case Programa de Descarbonização de Fornecedores, que auxilia seus fornecedores a desenvolver sua própria jornada de descarbonização, na categoria Guardiões Pelo Clima.

“Receber este reconhecimento das nossas ações voltadas à descarbonização é um indicativo do impacto positivo que causamos na sociedade. A Jornada pelo Clima, plataforma de governança climática desenhada pela Engie para consolidar estratégia, gestão de riscos, métricas e metas relacionadas ao tema, foi fortalecida em 2023, e seguiremos desenvolvendo projetos que representam o novo ciclo de uma trajetória bem-sucedida de descarbonização das operações e dos nossos fornecedores”, comenta Eduardo Sattamini, presidente da ENGIE Brasil Energia.

Para que a prática em questão fosse reconhecida, era condição que a empresa fosse participante de um dos Movimentos da estratégia Ambição 2030, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, ligados à área de Meio Ambiente: + Água, Ambição Net Zero e Conexão Circular. Para participar dos Movimentos da Ambição 2030, as empresas assinam uma carta-compromisso, assumindo metas públicas relacionadas a cada área do Movimento que aderiu e começam a participar de uma jornada de construção de conhecimento para apoiá-las a atingir essas metas. As inscrições dos projetos aconteceram entre os dias 9 e 30 de agosto. Os envios foram submetidos aos participantes e comitês consultivos dos Movimentos, depois, enviados para uma Comissão especial para avaliação composta por técnicos no tema. O objetivo do reconhecimento é dar visibilidade e promover as ações dentro de cada uma das temáticas das iniciativas.

O Programa de Descarbonização de Fornecedores da Engie Brasil Energia é voltado à redução da emissão de Gases de Efeito Estufa da cadeia de valor da Companhia e pretende engajar 100% dos principais fornecedores da Companhia — que correspondem a cerca de 80% das emissões de Escopo 3 — para que consigam contabilizar suas emissões e definam iniciativas e metas de descarbonização e mitigação até 2030. A estimativa é que haja a redução superior a 100 mil tCO2e, o que corresponde a mais de 20% das emissões totais da companhia, que em 2024 contou com a participação de 39 fornecedores mapeados e que passaram pelo Diagnóstico de Maturidade. Neste primeiro ano de lançamento do Programa, mais de 58% dos fornecedores elegíveis aderiram ao Programa e já estão desfrutando dos benefícios, tais como capacitações, treinamentos e instruções e suporte para contabilização de suas emissões por meio da plataforma Descarbonize.

“Esse tipo de reconhecimento não é apenas uma forma de incentivar boas práticas, mas serve também disseminar materiais, inspirar a ação e conectar empresas que se movimentam com um objetivo em comum: proteger o Meio Ambiente” – acredita Mônica Gregori, COO e Diretora de Impacto da rede brasileira do Pacto Global.

Foram escolhidas boas práticas em diferentes categorias: Guardiões pela Água, divididos nas categorias Resiliência Hídrica e Saneamento Básico; Guardiões pelo Clima, nas categorias Descarbonização de Companhias (Grandes Empresas) e Descarbonização de Pequenas e Médias Empresas; e Guardiões Conexão Circular nas categorias Gestão de Resíduos e Economia Circular.

Sobre a Engie

A Engie é referência mundial em energia de baixo carbono e serviços. Com seus 97.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, o Grupo está comprometido em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirada em seu propósito, a ENGIE concilia performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta se apoiando em suas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos seus clientes. Faturamento em 2023: 82,6 bilhões de Euros.

No Brasil, a Engie, empresa líder em energia 100% renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. A empresa possui 11 GW de capacidade instalada, provenientes de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A empresa é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da Transportadora Associada de Gás – TAG, concluída em 2020.

A Engie teve no país em 2023 um faturamento de R$ 11,7 bilhões. Contando com 2.800 colaboradores, a companhia recebeu em maio de 2024 a certificação Great Place to Work, um reconhecimento que valida o compromisso contínuo da empresa de criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo para todos.

Está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

Sobre o Pacto Global da ONU

Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 20 mil participantes distribuídos em 62 redes que cobrem 77 países, sendo a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Há ainda 5 Hubs em diferentes regiões do mundo e mais 14 gerentes regionais responsáveis pelo processo de implementação em mais 20 países. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org

O Pacto Global da ONU – Rede Brasil foi criado em 2003, e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2.000 participantes. Os mais de 60 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação.