Meio Ambiente: Com apoio da Bamin, Projeto Circuito do Lixo recolhe garrafas pet
Publicado em 07/06/2023 às 08:06 edição Lenilde Pacheco
Sustentabilidade: Garrafas pet foram trocadas por muda de planta nativa e um quilo de adubo
O Projeto Circuito do Lixo, uma parceria da Bahia Mineração (Bamin) com a Cooperativa de Coleta Seletiva de Caetité (Coopercicli), finalizou o Dia Mundial do Meio Ambiente com o recolhimento de 860 garrafas pet, que foram destinadas à reciclagem. O resultado foi possível graças ao engajamento dos moradores do município baiano com o propósito da sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. Durante todo o dia, um estande montado pelo projeto na Praça da Catedral, centro de Caetité (637 Km de Salvador), recebeu a população, que a cada cinco garrafas pet entregues, levava para casa uma muda de planta nativa da região e mais um quilo de adubo orgânico.
A iniciativa resultou na distribuição de 172 mudas, e por meio da sinergia com as comunidades, ajudou a impulsionar o compromisso da Bamin com a promoção do desenvolvimento sustentável. Todo o material recolhido no estande foi encaminhado para a sede da (Coopercicli), evitando o descarte de forma irregular no meio ambiente.
Além das plantas nativas da região, que ajudamos a preservar por meio do viveiro de mudas no Centro de Conservação Socioambiental Pedra de Ferro, os moradores receberam o adubo 100% orgânico, que também é fruto do trabalho do Circuito do Lixo. O processo de coleta seletiva transforma os resíduos orgânicos em um fertilizante natural, evitando o desperdício de alimentos e trazendo efeitos positivos para a natureza.
Mina Pedra de Ferro – Durante a Semana do Meio Ambiente, que segue até a sexta-feira (10), a Bamin está realizando uma série de outras ações com foco na educação ambiental junto aos seus colaboradores, trabalhadores terceirizados e comunidades da área de influência dos empreendimentos. Entre as iniciativas no primeiro dia da programação, foi realizada uma visita guiada com a participação de 250 trabalhadores da companhia ao Centro de Conservação Socioambiental Pedra de Ferro, projeto mantido pela Bamin em área de preservação e monitoramento da fauna e flora locais.
Em um momento especial de imersão, os colaboradores puderam conhecer em detalhes as etapas de funcionamento do espaço, que é responsável por promover ações de sustentabilidade, além de servir de apoio a instituições de ensino na região da Mina Pedra de Ferro. O empreendimento abriga o Centro de Apoio Veterinário Especializado (CAVE), um centro de visitação, viveiro de mudas com áreas de rustificação, orquidário, banco de germoplasma, laboratório da qualidade do ar e da água, além de acervo arqueológico e espeleológico regional em um museu que guarda o histórico do povo local.
Porto Sul – A programação da Semana do Meio Ambiente promovida na região do Porto Sul foi aberta no canteiro de obras do empreendimento, localizado na BA-001, em Ilhéus. Com o tema “Biodiversidade de Biomas Terrestre e Bioma Marinho – Amazônia Azul”, colaboradores da Bamin e de empresas terceirizadas assistiram a uma palestra ministrada pela coordenadora de Meio Ambiente da Bamin, Ananda Silva. Entre os assuntos abordados, estiveram as soluções práticas para preservação da vida marinha e o compromisso dos projetos da mineradora com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Sobre a Bamin
A Bamin está construindo um novo corredor logístico de integração e de exportação para a mineração e para o agronegócio para o Brasil, investindo R$ 20 bilhões nos projetos que incluem a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité, e os projetos de solução logística integrada: Porto Sul, em Ilhéus, e a Bamin Ferrovia, que ligará Caetité a Ilhéus (BA), com 537 km de extensão. A previsão é de que a ferrovia e o Porto Sul estejam prontos em 2027.