img
img

Kimberly-Clark contribui para preservar a biodiversidade da Mata Atlântica

Publicado em 06/06/2022 às 18:09 edição Lenilde Pacheco


img

Serra do Itapeti: corredor ecológico até a Serra do Mar - Foto: Gov/SP

A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, segue comprometida com suas metas globais de sustentabilidade. Por meio do Centro de Referência Social Ambiental Mata Atlântica, a empresa contribui para a preservação de um dos importantes biomas brasileiros: a Mata Atlântica. Desde 2012, com apoio de parcerias com universidades da região, a companhia apoia a recuperação da vegetação e trabalha no mapeamento de espécies da fauna local para identificação dos avanços das ações de reflorestamento e conservação da biodiversidade.

O Centro Socioambiental, que fica junto ao Centro de Distribuição de Mogi das Cruzes (SP), já plantou mais de 12 mil mudas de árvores nativas e identificou a presença de 19 espécies de animais na região, sendo que algumas delas estão ameaçadas ou, até mesmo, eram consideradas extintas. O retorno desses animais para a região indica um bom ritmo de recuperação da vegetação e das nascentes. O projeto, que visa preservar o corredor ecológico que fica entre a Serra do Mar e Serra do Itapeti, faz parte da estratégia de responsabilidade social e cuidados com o meio ambiente da Kimberly-Clark.

Dentre os projetos conduzidos no Centro Socioambiental da Mata Atlântica, em parceria com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa (Faep), está um trabalho de mapeamento e preservação de espécies ameaçadas de extinção, como o sagui-da-serra-escuro ou sagui-caveirinha, que já não era mais encontrado na região e, através das ações conduzidas pelo projeto, voltaram a habitar o local. Além disso, também foram desenvolvidos estudos e trabalhos em torno da presença de espécies bioindicadoras, como formigas e abelhas, que indicam a condição ambiental do local, reforçando os projetos de conscientização da preservação das espécies na região.

“Os estudos comprovam a importância da implantação, recuperação e manutenção das áreas de preservação ambiental, que são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema, do abastecimento hídrico e da manutenção do clima. Estamos orgulhosos das ações do Centro para preservação e manutenção de um bioma tão importante quanto a Mata Atlântica”, comenta Carlos Pereira, diretor de Operações da Kimberly-Clark.

Em conjunto com as Prefeituras de Mogi das Cruzes e Suzano (SP), desde 2017, passaram a ser organizadas visitas de alunos das escolas municipais de ensino fundamental I (alunos de 6 a 10 anos) ao Centro Socioambiental. As atividades conduzidas por monitores capacitados fazem parte de um plano de promoção da educação ambiental para a população.

Espaço Aconchego

A operação em Camaçari, na Bahia, também conta com uma iniciativa com propósito similar ao projeto da Kimberly-Clark no interior de São Paulo. O Espaço Aconchego, no qual a companhia desenvolve um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), comporta programas e ações que visam a mitigação de impacto ambiental.

Em Camaçari, o plano foi implantado em 2016 e hoje tem em torno de 5.500 unidades de árvores, incluindo espécies em extinção, como: pau-brasil, ipê-amarelo, paineira, dendezeiro, ipê-rosa entre outras. Essa iniciativa vem restaurando não só a flora, como também a fauna, garantindo o retorno de algumas espécies de aves e répteis aos seus habitats. Nas iniciativas de plantio mais recentes realizadas na área do PRAD, mudas das espécies olho de pavão e urucum foram selecionadas.

Sustentabilidade

Com o propósito “Um melhor cuidado para um mundo melhor”, a Kimberly-Clark tem focado na estratégia de sustentabilidade para a próxima década, considerando metas destinadas a enfrentar os desafios sociais e ambientais até 2030. Entre os compromissos estão: melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis em todo o mundo e reduzir pela metade as pegadas de carbono, florestal, hídrica e plástica, além do olhar também para o impacto social.

O cuidado com o meio ambiente é um dos principais pilares deste compromisso e a companhia está focada nas áreas em que pode inovar e fazer a maior diferença. São esforços para eliminar o desperdício e recuperar recursos; proteger florestas e a biodiversidade; reduzir as emissões de gases de efeito estufa; e a construção de práticas de manejo da água em áreas de estresse hídrico.

Entre os projetos da companhia que apoiam as metas globais de sustentabilidade, está o Aterro Zero, programa que zerou todo o resíduo das plantas enviados para aterros sanitários. Isso significa que 100% dos resíduos gerados na produção de todas as fábricas da companhia no Brasil podem ser reaproveitados de alguma forma. Outro destaque, visando apoiar as metas globais de Impacto Social, é o programa de logística reversa Dê a Mão para o Futuro, em parceria com a ABIHPEC, que apoia a geração de trabalho e renda a partir da reciclagem.

Sobre a Kimberly-Clark Brasil

Os produtos da Kimberly-Clark – multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal – estão presentes em mais de 175 países. Em operação desde 1872 e no Brasil há 26 anos, seu portfólio inclui as marcas Huggies, Kleenex, Scott, Intimus e Neve, entre outras.