img
img

Instituto Camargo Corrêa apoia empreendedorismo em municípios baianos

Publicado em 19/03/2023 às 07:26 edição Lenilde Pacheco


img

Ações alinhadas com o desenvolvimento sustentável - Foto: Nico Wall/Pixabay

O Instituto Camargo Corrêa, ICC, investiu cerca de R$ 12,5 milhões para apoiar o empreendedorismo na Bahia, ao longo dos 21 anos de atuação no estado. Durante esse período, mais de 23 mil moradores dos municípios de Brumado, Campo Formoso e Salvador foram beneficiados. Os projetos realizados fomentaram o empreendedorismo local e contribuíram para melhorar a qualidade de vida da população de um estado que tem taxa de desemprego de 15,5% e a informalidade de 54,7%, segundo os dados do IBGE de 2022.

O bairro de Campinas de Pirajá, em Salvador, é uma das localidades beneficiada pelas iniciativas no último ano. Trata-se do projeto Caminhos de Pirajá, com ações educativas para o desenvolvimento de liderança e empreendimentos produtivos nas comunidades do entorno da obra do Metrô Salvador, Tramo III. Em parceria com a SER, associação sem fins lucrativos, e o hub de inovação STARTEI, e patrocínio da Camargo Corrêa Infra, o ICC atendeu 16 empreendedores e lideranças de Organizações Sociais. O projeto também levou aulas sobre empreendedorismo utilizando a metodologia PIPA, ferramenta de construção de projeto de vida, para 150 alunos do Colégio Estadual Arthur de Sales, Escola Estadual Professor Germano Machado Neto e Colégio Estadual Cesare Casali.

Para melhorar as condições de habitabilidade, segurança, economia, alimentação, o ICC fez o diagnóstico local, a seleção de lideranças e empreendedores produtivos, a curadoria de conteúdo. A instituição também implementou estratégias específicas para o desenvolvimento socioeconômico dos participantes, além do cronograma de encontros para aulas de: autoconhecimento, modelo de negócio, cultura e sustentabilidade, encantar o cliente, gestão financeira do negócio, elaboração de projetos, seja liderança com resultado e pitch de impacto, além de participarem de oficinas, workshops, palestras e eventos.

De acordo com Bárbara Bueno, diretora executiva do ICC, as iniciativas realizadas na Bahia, reforçam a missão do instituto em desenvolver, a partir de conhecimento e tecnologias sociais, projetos com foco em educação, formação empreendedora e infraestrutura digna. “O apoio a políticas públicas, além das iniciativas de desenvolvimento local, cadeia produtiva, traz a melhoria de renda para a população, além de aumentar as oportunidades de trabalho. Precisamos dessas ações para auxiliar na construção de um país mais justo”, afirma.

Em Brumado, o projeto de Modernização da Gestão Pública apoiou a gestão municipal por meio da elaboração de planos de investimentos na área de capacitação de agentes públicos e o projeto Leite Bom do Sertão promoveu o fortalecimento da agricultura familiar.

Já em Formoso, a iniciativa Tempo de Empreender Caraibinha também reforçou a agricultura familiar do povoado de Caraíbas por meio do aumento da produtividade da plantação de mandioca. Os programas Tempo de Empreender Campo Formoso e Inclusão Produtiva contribuíram para o crescimento da Associação Comunitária Agropastoril do Povoado de Baixão. No município, também foram desenvolvidas iniciação e qualificação profissional de jovens no projeto Pescar 2014.

Em Salvador, o ICC atuou com lideranças comunitárias, organizações sociais e empreendedores sociais. O instituto realizou incubação e mentorias para o desenvolvimento de projetos, entre eles, estão o Impacto ICC, Costurando Futuros, Comunidade Empreende no Calabetão, Santo Inácio, Mata Escura, Pernambués e Bairro da Paz.

Sobre o Instituto Camargo Corrêa

Criado em 2000, o Instituto Camargo Corrêa (ICC) mobiliza e orienta o investimento social privado do portfólio Mover, atuando especialmente no Brasil e América Latina. Em parceria com clientes, fornecedores, poder público, instituições não governamentais e lideranças comunitárias, promove projetos voltados ao desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo, educação e ao acesso das comunidades mais vulneráveis à uma infraestrutura social. Todas as iniciativas do ICC são alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e pilares do ESG.