img
img

Agenda Sustentável: M. Dias Branco doou 3 mil toneladas de produtos em 2023

Publicado em 05/07/2024 às 08:12 edição Lenilde Pacheco


img

M. Dias Branco: 120 instituições beneficiadas de forma direta durante 2023 - Foto: Divulgação

A M. Dias Branco fechou 2023 com a doação de 3.363 toneladas de produtos destinados a iniciativas sociais, apoiando de forma direta 120 instituições do terceiro setor. A ação faz parte do Programa Nutrir o Amanhã, que será lançado oficialmente no dia 10 de julho, na sede da Companhia, no Ceará. O Nutrir o Amanhã é um programa de doação e combate à fome, criado pela empresa de massas e biscoitos, que tem como objetivo central combater dois desafios cruciais que impactam a sociedade: o desperdício alimentar e a persistente problemática da fome no País.

A meta pública da companhia, embasada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e presentes da Agenda de Sustentabilidade da M. Dias Branco, é atingir 50% de redução de desperdício de produtos acabados até 2030. Em 2022, o número de alimentos doados chegou a 2.321 toneladas em todas as regiões do Brasil.

Nutrir o Amanhã

Segundo o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI), divulgado pela ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 70,3 milhões de brasileiros estiveram em estado de insegurança alimentar moderada (dificuldade para se alimentar) em 2022 e 21,1 milhões de pessoas no país viveram em estado de fome.

Sabendo disso, a líder nacional em massas e biscoitos transformou as ações de doações de alimentos, que seguem premissas e políticas estabelecidas, em um Programa de Doação de Alimentos e Combate à Fome. O Nutrir o Amanhã captura ganhos de reputação junto aos colaboradores e ao público externo.

De acordo com Maria Augusta Albani, Coordenadora de Responsabilidade Social da M. Dias Branco, o programa é uma iniciativa que vai além de simplesmente alimentar pessoas, visando a transformação social, com compromisso de reduzir os impactos da fome e atuar na redução do desperdício de alimentos. “O programa Nutrir o Amanhã tem sido um importante aliado no combate à fome, devido a regularidade das nossas doações. Apoiamos 120 instituições de forma direta, que desenvolvem projetos sociais relevantes voltados à educação, profissionalização, empreendedorismo, geração de renda, cultura, esporte, saúde e meio ambiente, alcançando os mais diversos públicos, tendo também parceria com Bancos de Alimentos que potencializam a distribuição das doações para milhares de instituições pelo país”, conta a executiva.

A companhia ainda tem se empenhado em redistribuir os produtos excedentes de produção para entidades parceiras como a CUFA, Mesa Brasil, Remar e Cruz Vermelha. “Ao longo dos anos, criamos um relacionamento sólido com instituições beneficentes em todo o Brasil. Também há um trabalho interno sendo feito sobre o assunto, com conscientização de todo o time para cada vez mais aproveitar todas as oportunidades de redução do desperdício de insumos”, diz Maria.

De janeiro de 2020 a dezembro de 2023, o Programa Nutrir o Amanhã envolveu mais de 37 unidades doadoras da M. Dias Branco. Foram contemplados 22 Estados e mais de 5 mil instituições beneficiadas indiretamente, com doação de 9,9 toneladas de produtos, o equivalente a 26.916 mil pratos de comida.

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE).

Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Baía de Aratu

Na Bahia, a empresa opera o Complexo Industrial composto por unidade de produção de biscoitos, massas e mistura para bolo, integrada à unidade de moagem de trigo, localizado na Baía de Aratu, região metropolitana de Salvador.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips.