Sustentabilidade: Fórum de Economia Circular acontece na capital baiana
Publicado em 23/11/2023 às 16:11 edição Lenilde Pacheco
Hari Hartmann vai detalhar a relevância da Agenda ESG para a economia circular - Foto: Divulgação
Até o próximo sábado (dia 25), a capital baiana sedia o I Fórum Nordeste de Economia Circular, que reúne cerca de 200 palestrantes para discutir soluções, iniciativas e compromissos que ajudem a preservar o meio ambiente e avançar com a pauta social. Em três dias, a programação prevê mais de 130 horas de painéis, palestras, debates e mesas temáticas que mobilizam governos, empresas, entidades não-governamentais e a sociedade civil.
A abertura do evento, na manhã desta quinta-feira (dia 23), reuniu autoridades, especialistas e convidados, entre eles, Danilo Cabral, superintendente do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que destacou a importância do fórum para o desenvolvimento sustentável na região nordeste. “O homem precisa dialogar melhor com o meio ambiente. A natureza reage a uma série de agressões, o que se traduz hoje em ameaça real. Mas, ao mesmo tempo, estamos diante de várias oportunidades. É isso que vamos analisar aqui”, enfatizou.
A coordenadora-geral de Bioeconomia e Economia Circular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço, Sissi Alves da Silva, também destacou a importância do evento, sobretudo para o Nordeste. “Nas grandes capitais mundiais, nos países em que realmente a gente vê o funcionamento da economia circular, a gente sabe como funciona tão bem. Na Alemanha, a escassez determinou padrões de consumo muito mais conscientes. A economia circular é uma das respostas para o combater ao desperdício”, afirmou a coordenadora.
A programação prossegue com temática que inclui negócios circulares, políticas públicas rumo à sustentabilidade, economia verde, solidária, descarbonização, design circular e consumo consciente. Especialista em economia criativa e gestão colaborativa, a organizadora do fórum, Lídice Berman, acredita que nos dias de debates ocorrerão troca de ideias e avanços importantes que deverão trazer frutos positivos no futuro. “A gente sabe que em três dias não vamos resolver o mundo, mas temos o compromisso de mobilizar esses agentes para questões inadiáveis”.
Jornada ESG
Nesta sexta (dia 24), a “Contribuição da Agenda ESG para a Economia Circular” será tema de apresentação do diretor da indústria têxtil Polo Salvador, por Hari Hartmann, e do country manager Brasil e Argentina na Jacobina Mineração Pan American Silver, Sandro Magalhães, com mediação da gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Arlinda Coelho. O debate acontece a partir das 17h20, no Museu de Arte da Bahia,
“Vamos compartilhar exemplos práticos de ações voltadas para ESG que realizamos na Polo de maneira contínua, consistente e que nos renderam, inclusive, importantes premiações locais e nacionais. Reaproveitamento da água, eficiência energética plena e tratamento de resíduos são alguns dos pontos que serão abordados”, sinaliza Hari Hartmann, que também é geólogo e ambientalista.
Os interessadas em participar do fórum, gratuito e aberto ao público, podem clicar aqui e fazer inscrição.
A programação está distribuída entre o Museu de Arte da Bahia (MAB), Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC), Museu Carlos Costa Pinto, Museu Geológico e Sala de Arte Cinema do Museu.