Samsung premia projetos de sustentabilidade e fortalece cidadania
Publicado em 04/12/2024 às 12:34 edição Lenilde Pacheco
Vencedores na indicação do júri popular e menção honrosa pelo projeto biocimento - Foto: Luís Madaleno/Samsung
Lenilde Pacheco*
Os projetos vencedores da 11ª edição do Programa Solve For Tomorrow Brasil foram premiados, nesta terça-feira (dia 3), pela Samsung, na capital paulista. A iniciativa de cidadania corporativa incentiva alunos e professores de escolas públicas a criarem soluções inovadoras e alinhadas às demandas da comunidade onde vivem. Entre os premiados, ganharam destaque os estudantes da Escola Estadual Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, do município de Serrinha (BA).
Elaborado por alunos do 1º ano do curso técnico de Administração, o projeto intitulado ‘Biocimento: blocos de papel para pavimentação intertravada de calçadas’ oferece uma nova alternativa para a pavimentação em áreas urbanas e construção de paredes. O grupo propôs a produção de cimento sem areia, recurso natural substituído por materiais sustentáveis e de baixo custo.
O biocimento é obtido a partir de uma mistura de papel, cimento, brita e fibra de coco, capaz de alcançar excelente consistência e resistir a aproximadamente 2,9 toneladas, suficiente para trânsito ou estacionamento de veículos. “A ideia surgiu dos alunos que questionaram o destino dos papéis descartados na escola. A partir daí, formularam a mistura desse papel ao processo fabril de pré-moldados. A areia foi substituída e deu bom resultado já que a celulose tem uma espécie de cola, que dá liga para envolver o cimento”, explicou Thales Lima do Nascimento, professor de matemática e orientador do grupo.
“Essa proposta atende às questões ambientais e à construção civil, uma solução inovadora que contribui para a qualidade de vida da comunidade local”, observou Hélvio Kanamaru, diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina. “Ótimo exemplo do objetivo do Programa Solve for Tomorrow, unindo educação STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e o desenvolvimento técnico e de habilidades socioemocionais. Concretiza a nossa visão global de cidadania corporativa”.
Para a diretora executiva do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Beatriz Cortese, o percurso criativo da equipe de Serrinha foi muito relevante. “Os estudantes partiram do desafio – o descarte de papel – para chegar à criação de um cimento mais sustentável”, enfatizou ela. Testando o biocimento na produção de blocos, os estudantes confirmaram a resistência e a impermeabilidade do material.
A premiação
Estudantes dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e São Paulo foram premiados durante cerimônia realizada na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Em primeiro lugar na categoria Vencedores Nacionais ficou o projeto ‘Filtropinha: dos Resíduos aos Recursos’, da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, no munícipio Carnaíba (PE). A equipe criou um sistema de filtragem para tratamento de água contaminada.
As segunda e terceira posições ficaram com os projetos ‘H.E.R – Hand Exoesqueleton for Rehabilitation’ de criação de uma mão robótica e o ‘E-Vision: Transformando a Educação com Tecnologia Inclusiva’ sobre óculos inteligentes para pessoas portadoras de deficiência visual. As equipes são dos estados de São Paulo e Ceará, respectivamente.
Os três projetos ganhadores foram selecionados por uma banca julgadora composta por representantes da Samsung e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), especialistas de universidades e profissionais das áreas de educação, ciências e tecnologia, além de membros da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Secretaria da Educação de São Paulo e da ONG Todos pela Educação.
Júri popular
Os alunos da Escola Estadual Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal, em Serrinha (BA), foram os vencedores na indicação do júri popular e receberam a menção honrosa pelo projeto biocimento em razão do seu potencial transformador na área de construção civil, impactando a comunidade local e escolar.
O Programa Solve For Tomorrow Brasil coloca a Samsung entre as líderes da agenda ESG, contribuindo para a confiança entre consumidores e investidores. Atende à expectativa do mercado que busca empresas sustentáveis e socialmente responsáveis e valida um roteiro de quem considera a sustentabilidade um diferencial competitivo.
Confira os premiados na 11ª edição do Solve for Tomorrow Brasil
Filtropinha: dos Resíduos aos Recursos
Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire
Carnaíba, PE
Projeto H.E.R – Hand Exoesqueleton for Rehabilitation
Escola Estadual Profa. Iraci Sartori Vieira da Silva
Franco da Rocha, SP
E-Vision: Transformando a Educação com Tecnologia Inclusiva
Escola Estadual de Educação Profissional Prof. Francisco Aristóteles de Sousa
Itaitinga, CE
Biocimento: blocos de papel para pavimentação intertravada de calçadas
Escola Estadual Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal
Serrinha, BA
* Lenilde Pacheco é jornalista especializada em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.