Meio Ambiente: Refinaria de Mataripe lança o Programa Acelen Recicla
Publicado em 20/12/2024 às 14:09 edição Lenilde Pacheco
Objetivo é reduzir a geração de resíduos, ampliar a reciclagem e assegurar destinação adequada de materiais
Desde que chegou à Bahia, há três anos, a Acelen, gestora da Refinaria de Mataripe, tem implementado novas tecnologias para o tratamento de resíduos. Com isso, a companhia obtém uma redução na geração de detritos e ampliado o quantitativo de materiais reaproveitados ou reciclados.
Nesta semana, a Refinaria de Mataripe lançou o Programa Acelen Recicla, promovendo um mutirão de limpeza que resultou na coleta de 845 kg de resíduos. Todo esse material foi removido e encaminhado para a devida segregação, com o engajamento das equipes de várias áreas de unidades industriais distintas, além da participação de lideranças.
Celso Ferreira, vice-presidente de Operações da Acelen, destaca que desde que a companhia assumiu o controle da Refinaria de Mataripe, em dezembro de 2021, a gestão de resíduos já soma uma redução de 30%, do peso destinado, o que representa 7 mil toneladas a menos de resíduos gerados no processo produtivo.
O executivo também explica que durante o mutirão de 5S realizado na última terça-feira (17), os colaboradores puderam atuar na organização e limpeza dos ambientes operacionais e administrativos. “Com o Acelen Recicla, as atividades serão acompanhadas por treinamentos, juntamente com ações práticas de diferentes equipes. Estamos fazendo mais para nós e para o planeta. Juntos construímos uma refinaria cada vez mais sustentável”, comenta Celso.
Compromisso ambiental
Em sua gestão, a Acelen promove melhorias consideráveis na operação, além de aumentar sua capacidade, fazendo-a chegar próximo de 100%. Foram R$ 2 bilhões de investimentos e alguns marcos alcançados: lançamento de 6 produtos, ganho de eficiência hídrica e energética, aumento da capacidade produtiva, contratações e formação de pessoas.
Nos últimos três anos, a Refinaria de Mataripe foi finalista no prêmio “Refinaria do Ano” da América Latina, concedido pela World Refining Association às refinarias, engenheiros, executivos e tecnologias destaques da indústria downstream da América Latina. A premiação destaca as iniciativas de modernização, inovação, descarbonização, segurança e eficiência energética promovidas na refinaria.
Atualmente, a Refinaria de Mataripe tem os melhores indicadores operacionais e ambientais, sendo considerada desde o início de nossa gestão como referência no país.
Sobre a Acelen
Criada para ser uma empresa de energia de Mubadala Capital, a Acelen tem o propósito de atuar como um player relevante da transição energética. Em menos de 3 anos na Bahia, ao assumir a gestão da Refinaria de Mataripe, investiu mais de R$ 2 bilhões na revitalização e recuperação da planta industrial. Foi implementado o maior programa de modernização da história da refinaria, com foco na segurança e automação, ampliando a confiabilidade, eficiência, capacidade e diversificação produtiva, melhorando índices ambientais, eficiência hídrica e energética. Reforçando o compromisso com o meio ambiente, em julho deste ano, anunciou uma joint venture para construção de complexo solar de 161MW no semiárido baiano. Agora, a empresa está desenvolvendo o maior projeto de combustível renovável do país para produção de SAF e HVO, a partir da macaúba.