img
img

Reciclagem coleta 14 mil toneladas de resíduos no Festival Virada Salvador

Publicado em 06/01/2026 às 00:01 edição Lenilde Pacheco


img

Modelo de gestão dos resíduos alia sustentabilidade e inclusão social - Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Repórter:  Camila Vieira/PMS

A Central de Reciclagem montada no Festival Virada Salvador 2026 registrou a coleta de mais de 14 mil toneladas de resíduos recicláveis, além de garantir uma geração de renda de mais de R$140 mil para os quase 400 catadores e catadoras que participaram da iniciativa. O resultado, obtido em cinco dias de festa, é fruto de uma megaoperação na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, montada pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

O trabalho desenvolvido pela Central, segundo o titular da Secis, Ivan Euler, confirma a consolidação de um modelo de gestão de resíduos que alia sustentabilidade ambiental e inclusão social. “Além da coleta de mais de 14 toneladas de recicláveis, a operação garantiu a geração de mais de R$140 mil em renda para catadores e catadoras, reforçando o papel desses trabalhadores como agentes fundamentais da política de reciclagem em grandes eventos”, pontua.

A pouco mais de um mês do Carnaval, que acontece entre os dias 12 e 18 de fevereiro, o gestor destaca que a experiência do Festival Virada fortalece o planejamento de coleta de resíduos da maior festa de rua do mundo. “Já está sendo estruturado com foco na ampliação da coleta seletiva, na valorização dos catadores e no aprimoramento das estratégias de sustentabilidade. O objetivo é consolidar um Carnaval cada vez mais sustentável, com resultados ambientais consistentes e impacto social real”, assegura.

Para garantir segurança e dignidade na atividade dos catadores e catadoras, a Prefeitura entregou aos trabalhadores kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incluindo máscaras e luvas. O município também investiu na capacitação dos ambulantes, que receberam instruções de como separar e destinar corretamente os resíduos gerados durante a atuação no Festival Virada.

A Central de Reciclagem é estruturada para garantir a destinação correta dos resíduos recicláveis e ampliar a geração de renda para os catadores durante os eventos públicos. A iniciativa integra as ações sustentáveis empregadas pela Prefeitura e tem como objetivo organizar a destinação correta dos resíduos gerados pelo público ao longo das festas. A central funciona de forma ininterrupta durante os dias do evento, a exemplo do Festival e do Carnaval, recebendo materiais como plástico, PET e latinhas.