img
img

Promaflex desenvolve filmes plásticos mais resistentes com até 50% menos material

Publicado em 24/11/2023 às 09:07 por Lenilde Pacheco


img

Velletri: investimento em inovação para obter produto que atenda a clientes a cada dia mais exigentes - Foto: Acervo Promaflex

Maior fabricante de filmes plásticos de proteção de superfície da América Latina, a indústria brasileira Promaflex continua apostando na inovação, principal marca dos seus 35 anos de história, completados em 2023. A empresa desenvolveu uma nova tecnologia para fabricação de filmes, mais resistentes a altas temperaturas com menor permeabilidade a água e vapor e que utilizam até 50% menos materiais na produção final. Será a Linha FHT para telhados térmicos, painéis térmicos e laminados de alta e baixa pressão.

“A inovação sempre fez parte da filosofia da empresa, o que nos permitiu concorrer com as maiores companhias do setor no mundo e assumir a liderança do mercado na região. Mas, para manter nossa posição, procuramos sempre oferecer novas soluções ao mercado”, afirma o sócio proprietário da Promaflex, Marcio Velletri.

Os filmes plásticos de nova geração para atender ao consumidor a cada dia mais exigente. “Fornecemos filmes de proteção a diversos segmentos de mercado, como construção civil e indústrias, mas todos têm em comum o alto nível de exigência em suas atividades. A Promaflex construiu seu nome no mercado procurando atender à necessidade dos clientes”, relata o empresário.

Velletri destaca, ainda, que a economia de material também torna o produto mais sustentável, uma preocupação constante da empresa em seus 35 anos. “Antes mesmo de as questões ambientais estarem na ordem do dia, já eram prioridade na Promaflex. Tanto que fomos uma das primeiras empresas do Brasil a aderirem ao Pacto Global da ONU, que foi instituído em 2010”, conta.

Hoje, a Promaflex recicla 100% dos resíduos gerados no processo produtivo da sua unidade industrial, em Taboão da Serra, na Grande São Paulo. “Não produz a qualquer custo e a preocupação com o meio ambiente é uma prioridade desde sempre”, afirma o consultor de inovação da empresa, Paulo Lisboa, destacando algumas iniciativas recentes que têm esta característica.

Uma delas é a reciclagem dos resíduos de produção (aparas) de um de seus campeões de venda, o Protelhado, usados para a fabricação de cantoneiras para arqueamento de bobinas de papel termos sensível.

Outro grande projeto foi de logística reversa na construção civil, em parceria com a Rafa Resolve e a Trisul. Apresentado em junho de 2023, é a primeira iniciativa do gênero no País entre fornecedores desse tipo de insumos para a construção civil.

Em busca permanente das tecnologias mais avançadas do setor, Marcio Velletri esteve presente à feira Plast 2023, a mais importante da Europa para as indústrias de plástico e borracha, realizada no complexo de exposições Feira Milano, entre 5 e 8 de setembro. O sócio proprietário da Promaflex foi ao evento a convite da ITA-Italian Trade Agency e da Amaplast, associação de fabricantes italianos de máquinas para processamento de plástico e borracha.

Sobre a Promaflex

Fundada em 1988, a partir de joint venture entre uma companhia multinacional do setor e um grupo brasileiro, a Promaflex é pioneira e líder na área de filmes para proteção em toda a América Latina. Sua sede localiza-se em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, onde funciona o parque industrial com duas unidades. A empresa atua em diversos segmentos da indústria, além da construção civil.

Na área produtos especiais, desenvolve inovações tecnológicas para produtos diferenciados. Filmes de proteção, mantas de proteção e termoacústicas, rótulos, embalagens e filme óptico são alguns dos seus principais produtos. Em seu laboratório, onde atuam engenheiros de produção, físicos e químicos, são realizados testes e pesquisas para o lançamento de produtos que atendam às expectativas do mercado.

A empresa também atua com produtos para o consumidor final, lançando produtos como o Xô Mofo, uma manta bactericida antifungos 100% atóxica, produzida com nanotecnologia de prata na camada de espuma e no adesivo

Desde 1988, possui a certificação ISO 9001 e mantém parceria com organizações nacionais e internacionais, visando garantir acesso ao que há de mais avançado em tecnologia em sua área de atuação.

Pacto Global da ONU

A Promaflex foi uma das empresas brasileiras pioneiras em aderir ao Pacto Global da ONU, que começou a vigorar em 2010. Trata-se de um instrumento que nasceu com a responsabilidade de aproximar o setor privado da agenda de desenvolvimento da ONU, em um esforço para que as empresas, como principais condutoras da globalização, possam beneficiar a economia e a sociedade em todos os países.