img
img

Óleo encontrado em praias São Francisco do Conde (BA) é analisado pela UFBA

Publicado em 30/07/2022 às 00:03 edição Lenilde Pacheco


img

Objetivo da análise é identificar a origem do óleo - Foto: Prefeitura SFC

A Prefeitura de São Francisco do Conde, Região Metropolitana de Salvador, informou em nota o recolhimento para análise de amostras do óleo encontrado em várias praias do município. Segundo a comunidade, a contaminação surgiu na quarta-feira (20).

Segundo informações da administração municipal, desde o início da identificação das manchas de óleo nos manguezais da região, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente entraram em contato com órgãos e autoridades ambientais e ainda aguardam um posicionamento oficial sobre o fato.

O recolhimento das amostras foi feito em parceria com o Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O monitoramento continua em andamento por técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente.

A comunidade afirma que as manchas foram vistas inicialmente no manguezal, se espalharam rapidamente e estão chegando em Madre de Deus, cidade vizinha.

Peixes e outros animais marinhos foram encontrados mortos em praias de São Francisco do Conde, o que preocupa pescadores e marisqueiras, que dependem da venda de frutos do mar para sobreviver.

Os pescadores suspeitam que o óleo seja oriundo de postos desativados do Campo Dom João Mar, da Petrobras. Em nota, a Petrobras informou que não identificou anormalidades ou ocorrências nas operações no estado da Bahia, e que não é mais operadora da área onde ocorreram manchas de óleo.