img
img

Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos entra em operação na capital baiana

Publicado em 28/06/2022 às 00:57 edição Lenilde Pacheco


img

Inaugurada em Salvador a nova Central de Logística - Foto: ABREE/Divulgação

A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, acaba de colocar em operação a Central de Logística Reversa que facilitará o descarte ambientalmente correto dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, na capital baiana. A entidade estima que já são quase 3,7 mil pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos instalados pelo país, em mais de 1,2 mil municípios brasileiros.

Somente na Bahia são 175 pontos de recebimento, que em sua maioria estão presentes no varejo. Na capital baiana, existem 39 pontos de coleta aos quais agora soma-se a central de logística. O evento de inauguração aconteceu na BDP WASTE, no bairro de Valéria, com a presença da secretária municipal de Sustentabilidade e Resiliência, Marcelle Carvalho de Moraes, e do secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente, André França.

O cuidado com o ciclo de vida dos produtos cresceu nos últimos dois anos com início da vigência do Decreto Federal 10.240/2020. Essa legislação prevê metas e objetivos específicos para o descarte dos produtos eletroeletrônicos, definindo a responsabilidade compartilhada por parte dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.

O governo federal calcula que a reciclagem dos produtos possui a capacidade de inserir mais de R$ 700 milhões na economia brasileira, além de gerar dez mil empregos.

Entidade gestora do setor, a ABREE facilita que a população encontre os pontos para o descarte de eletrônicos mais próximos, por meio do CEP, assim como uma lista completa de quais produtos podem ser descartados (batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros). Para saber mais, acesse aqui.

Também estiveram presentes à inauguração Marcus William Oliveira, da Circular Brain; Marcos Carvalho Silva, da BDP WASTE e Helen Brito, gerente de relações institucionais da ABREE.

Fundada em 2011, a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 54 associados que representam 186 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país.