

Ministério da Economia e BNDES lançam edital para concessões no setor de resíduos sólidos
Publicado em 12/12/2022 às 19:59 edição Lenilde Pacheco

Ação é focada no desenvolvimento regional - Foto: Ministério da Economia
A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, a CAIXA e o BNDES lançaram o primeiro edital de chamamento público conjunto para estruturação de projetos no setor de Resíduos Sólidos Urbanos. A iniciativa atende demanda do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para estimular a regionalização dos serviços e a participação privada no manejo dos resíduos sólidos urbanos. A inscrição é gratuita e pode ser feita entre 12 de dezembro e 28 de fevereiro.
A chamada tem como público-alvo estados, consórcios intermunicipais e arranjos regionais com população a partir de 150 mil habitantes na região Norte, e de 200 mil pessoas nas demais regiões. O arranjo regional que tiver mais de 40 municípios poderá apresentar mais de uma proposta, de modo a contemplar todos os municípios envolvidos.
Serão considerados como arranjos regionais: Consórcios Públicos, Regiões Metropolitanas, Microrregiões, Aglomerações Urbanas, Unidades Regionais de Saneamento Básico, Blocos de Referência e Regiões Integradas de Desenvolvimento, como preconiza a nova Lei de saneamento básico (Lei nº 14.026/2020).
De acordo com o edital, não haverá contrapartida financeira do proponente, ou seja, 100% do projeto será financiado pelo Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP CAIXA) ou pelo BNDES.
A parceria entre SEPPI, CAIXA e BNDES é focada na aceleração do desenvolvimento regional no país, a partir da união de expertises das instituições para promover o marco do saneamento e desenvolvimento da infraestrutura socioeconômica do Brasil.
A estratégia otimiza o serviço de assessoramento técnico de projetos, com a troca de experiências na prestação de serviços de gerenciamento, planejamento, monitoramento e validação, em conjunto com o ente público, dos documentos técnicos como estudos de engenharia, jurídicos, socioambiental, comunicação e econômico-financeiro, desde o início do projeto até a ida ao mercado em licitação e a seleção do licitante vencedor.
Resíduos Sólidos
De acordo com a Abrelpe, associação que reúne empresas do setor de coleta de lixo, cerca de 50% dos municípios brasileiros ainda dispõem seus resíduos em lixões ou aterros controlados. Somente 2,2% da massa total coletada no país é encaminhada para reciclagem.
O setor de resíduos é estratégico, dada a dificuldade histórica que os entes públicos enfrentam para viabilizar a adequada gestão e destinação final dos resíduos nos municípios. Por meio da parceria e dos investimentos do FEP CAIXA e do BNDES, serão impulsionados tais projetos, com foco nas atividades de manejo de resíduos domiciliares, como coleta, transbordo, transporte, triagem para reutilização ou reciclagem, tratamento e disposição final ambientalmente adequada.
Dentre os ganhos para a sociedade e o meio ambiente, destacam-se:
● Erradicação de lixões
● Redução da poluição do solo, ar e água
● Recuperação de resíduos, reduzindo o impacto ambiental
● Qualidade dos serviços – melhor custo-benefício para a população
● Geração de renda e melhoria das condições de trabalho dos catadores
● Incremento da eficiência na prestação dos serviços
● Antecipação dos benefícios à sociedade proporcionada pela aceleração dos investimentos realizados pelo setor privado.
Mais informações sobre o edital você pode obter aqui.