M. Dias Branco promove a 7ª edição do Encontro de Sustentabilidade
Publicado em 07/11/2024 às 17:14 edição Lenilde Pacheco
Programação prossegue nesta sexta (dia 8) com palestras para colaboradores e público externo - Foto: Divulgação
Com o objetivo de gerar conhecimento sobre questões ESG, integrar diferentes públicos e expandir suas ações internas, a M. Dias Branco, fabricante de massas e biscoitos, realiza até sexta-feira (dia 8) o Encontro de Sustentabilidade 2024, de forma online e totalmente gratuita para os públicos interno e externo. Este ano, o tema é “Integrando propósito, estratégia e operações”.
Em sua sétima edição, o evento é realizado anualmente com o propósito de engajar, capacitar e sensibilizar colaboradores e stakeholders em relação à Agenda Estratégica ESG da Companhia, disseminando boas práticas e impulsionando a sustentabilidade do negócio.
Com palestras ministradas por diretores e gerentes de áreas estratégicas que contribuem diretamente para os objetivos sustentáveis da Companhia, são discutidos temas como cadeia de valor sustentável, inovação, estratégia e o papel dos colaboradores nas práticas ESG. E como forma de garantir a inclusão e compreensão de todos os públicos, de fornecedores e parceiros a comunidades e consumidores, o evento conta com intérpretes de Libras ao longo de todos os dias.
“O ESG está no nosso dia a dia, aplicada em diversas áreas da M. Dias Branco, pautando nossas ações e estratégias a fim de entregarmos um futuro ainda mais responsável e alinhado às necessidades globais”, conta Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco.
Nesta quinta-feira (dia 7), foi abordado o Pilar Social: O papel dos colaboradores nas práticas ESG, com palestra ministrada por Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade.
Na sexta-feira (dia 8), o evento será aberto ao público, que poderá contar com o Fórum de Sustentabilidade e Desenvolvimento – ESG na prática: Como as empresas transformam a sociedade gerando valor compartilhado. A condução ficará por conta de Maria Nolasco, coordenadora de Sustentabilidade da M. Dias Branco, e Orlando Nastri, executivo ESG com 10 anos de experiência em multinacionais. A palestra será transmitida ao vivo pelo YouTube da Companhia.
Leia mais: M. Dias Branco alcança 65% do consumo total de energia com fontes alternativas
Em 2023, a 6ª edição do Encontro de Sustentabilidade teve como tema a comemoração dos 10 anos da Agenda Estratégica de Sustentabilidade da Companhia. Em 2013, a M. Dias Branco adotou e se comprometeu, de forma voluntária, a Agenda e passou a impulsionar práticas sustentáveis em toda a sua cadeia de valor.
A partir disso, passou a se envolver cada vez mais com questões ESG, o que levou a Companhia a criação do Comitê Executivo de Sustentabilidade, em 2016, a adesão ao Pacto Global da ONU, em 2019, a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial, em 2020, e a transformar o Comitê de Governança em Comitê ESG, em 2021.
Em 2022, a Agenda Estratégica ESG foi revisitada, passando a contemplar compromissos públicos a serem atingidos até 2030, com metas alinhadas aos ODS da ONU.
Desde então, a Agenda Estratégica ESG da M. Dias Branco conta com temas prioritários com base em três pilares que representam o ESG: Cuidar do Planeta (Ambiental), Acreditar nas Pessoas (Social) e Fortalecer Alianças (Governança).
Por meio dos Grupos de Trabalho (GT) criados para viabilizar cada meta, a M. Dias Branco já alcançou um patamar de quase 95% de embalagens plásticas sustentáveis (reciclável, compostável e/ou biodegradável), 40% redução de desperdício de produtos acabados, 34% de embalagens recuperáveis no pós-consumo e doação de 3.363 toneladas de produtos destinados a iniciativas sociais, somente em 2023.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país.
A Companhia possui 22 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 29 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Na Bahia, a empresa opera o Complexo Industrial composto por unidade de produção de biscoitos, massas e mistura para bolo, integrada à unidade de moagem de trigo, localizado na Baía de Aratu, região metropolitana de Salvador.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a Las Acacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips.