Kimberly-Clark apresenta Relatório de Sustentabilidade com avanços da agenda verde
Publicado em 01/10/2024 às 10:55 edição Lenilde Pacheco
Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica, Mogi das Cruzes (SP) - Foto: Divulgação
Kimberly-Clark Brasil impacta positivamente 44,5 milhões de pessoas e ganha destaque no Relatório de Sustentabilidade global
A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal e bem-estar, publicou seu Relatório de Sustentabilidade anual, referente a 2023, com as atualizações sobre os avanços alcançados em direção às metas globais para 2030. A operação brasileira se destaca dentre alguns dos avanços apresentados, como atingir 100% da meta de redução da pegada florestal e o alcance de resultados significativos na redução da pegada hídrica, além do seu relevante impacto social, representando 24% do total de pessoas impactadas positivamente pela empresa no mundo.
“Estamos muito orgulhosos dos avanços da operação brasileira diante das metas globais da Kimberly-Clark. Nós acreditamos que o crescimento do negócio está diretamente relacionado ao nosso compromisso de oferecer sempre o melhor para nossos parceiros, talentos, clientes e consumidores. Neste sentido, o olhar para a sustentabilidade permeia toda a nossa atuação, desde o cuidado com produtos, passando pelas operações e o meio ambiente, até as comunidades e os nossos colaboradores”, comenta Carlos Pereira, diretor de Supply Chain da Kimberly-Cark Brasil.
Para 2030, a companhia tem como ambição reduzir em 50% sua pegada ambiental global, com esforços para eliminar o desperdício e recuperar recursos, proteger florestas e a biodiversidade, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e construir práticas de manejo da água em áreas de estresse hídrico. Além disso, a empresa pretende impactar positivamente 1 bilhão de vidas em todo o mundo, por meio de iniciativas que ajudem a minimizar estigmas e a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de pessoas em comunidades vulneráveis.
“Temos um compromisso de impactar positivamente as comunidades onde operamos. Os avanços alcançados em sustentabilidade na América Latina são cruciais para atingirmos nossas metas, que estão alinhadas ao nosso propósito de proporcionar um Melhor Cuidado para um Mundo Melhor”, afirma Gonzalo Uribe, Presidente da Kimberly-Clark para a região.
O Relatório de Sustentabilidade destaca uma série de projetos a nível global, regional e nacional que contribuem para as metas estabelecidas pela empresa até 2030, que se dividem em quatro frentes: Um Planeta Melhor, Uma Sociedade Melhor, Melhores Produtos e Melhor Lugar para Trabalhar.
Camaçari
Tendo o meio ambiente como um dos principais pilares, a operação brasileira já atingiu 100% da meta voltada para a pegada florestal, que considera dois recortes: redução em 50% do uso de fibra florestal nativa e proteção da vida terrestre. No país, 100% da fibra natural utilizada é certificada, proveniente de florestas geridas de forma responsável e sustentável. Em relação à proteção da vida terrestre, a companhia conta com ações relevantes em suas unidades em Camaçari, na Bahia, com o projeto chamado Espaço Aconchego, e em Mogi das Cruzes, grande São Paulo, com o Centro de Referência Socioambiental Mata Atlântica (CRSMA). Alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 da ONU, ambos os projetos têm como atividades centrais a recuperação de leitos de rios, estudos de biodiversidade, estímulos ao plantio de árvores, entre outras.
Já para a questão hídrica, a empresa superou, em 2023, sua meta de redução de 50% do uso de água até 2030 globalmente. No Brasil, apenas em 2023, a companhia reduziu em 34% o consumo de água em sua unidade em Camaçari, na Bahia, especialmente por meio de programas de conscientização junto aos colaboradores.
Na frente de redução de pegada de carbono, a Kimberly-Clark emprega iniciativas como a redução do uso de energia nas fábricas com a implementação, por exemplo, de iniciativas de Lean Energy, conceito que foca na eficiência energética, e também pelo projeto Green Optimus, que melhora a malha logística e otimiza as cargas nos caminhões, além de intensificar o uso de fontes de energia renováveis. Na América Latina, outros exemplos incluem a redução de 26% no consumo de água fresca na fábrica Sitio del Niño, em El Salvador, e a instalação de painéis solares em locais como a fábrica em Cauca, na Colômbia, e o Centro de Distribuição na Guatemala, reduzindo as emissões de CO² em 32%.
Sociedade Melhor
Até o momento, a operação brasileira impactou positivamente 44,5 milhões de vidas, o que representa 50% do número regional da América Latina e 24% da meta global da companhia. Esse número se deve, em partes, às parcerias estratégicas pautadas pelos propósitos das marcas reconhecidas da Kimberly-Clark, como Huggies e Intimus, que apoiam programas de impacto social para beneficiar as comunidades onde a empresa opera, em colaboração com ONGs locais e globais, como Unicef e Plan International. Apenas em 2023, estima-se que esses programas impactaram 101 milhões de vidas em todo o mundo.
Iniciativas notáveis na região latino-americana incluem o esforço de Intimus para combater o estigma da menstruação no esporte, com equipes femininas no Brasil apoiando a causa e usando camisetas personalizadas durante os jogos na campanha “Jogando com Intimus”. Além disso, ainda em 2023, foi renovado o acordo de parceria com a Unicef para fortalecer sistemas de saúde neonatal e apoiar o desenvolvimento da primeira infância, beneficiando 4,5 milhões de bebês, famílias, cuidadores e profissionais de saúde em 15 países da América Latina e do Caribe, inclusive no Brasil até 2025.
Melhores Produtos
No último ano, a Kimberly-Clark continuou buscando soluções sustentáveis para fortalecer sua oferta de produtos com baixo impacto ambiental. A marca de cuidados infantis Huggies contribuiu para a meta de pegada plástica com iniciativas como o relançamento de sua linha de produtos de banho com frascos de plástico reciclado, projetadas para serem 100% recicláveis e reutilizáveis, e o lançamento da linha Eco Protect, que inclui embalagens feitas de materiais reciclados e 100% recicláveis, além de fraldas de pano e absorventes reutilizáveis.
Cerca de 1/3 do avanço observado globalmente nesta meta está na América Latina. No Brasil, mais de 30% do plástico utilizado nas embalagens dos produtos é reciclado e reciclável. Dentro da meta de redução de pegada plástica, a não utilização de aterros também é um medidor. Nesta frente, a operação brasileira conquistou o marco de “Aterro Zero” em 2020.
Hoje, 100% dos resíduos gerados na produção de dez plantas da companhia na América Latina podem ser reaproveitados de alguma forma, fazendo com que não sejam descartados mais rejeitos em aterros sanitários.
Essa iniciativa está alinhada à meta de redução em até 50% as emissões de carbono e de gases de efeito estufa de suas operações e cadeia de suprimentos
Diversidade
A Kimberly-Clark está em uma jornada contínua e robusta de inclusão, equidade e diversidade, sempre pautada pelo desempenho. Como parte dos seus esforços para cultivar uma cultura onde os colaboradores se sintam apoiados, valorizados e incluídos, a empresa investe em iniciativas globais e regionais. No Brasil, olhando para o forte compromisso com a equidade de gênero e o aumento da representatividade feminina no quadro de colaboradores e de gestores, foi lançado o projeto interno TPM (Tempo Para Mulheres), que visa oferecer um espaço de compartilhamento de experiências, apoio e discussão de iniciativas que favoreçam o bem-estar e desenvolvimento profissional das mulheres na organização.
“Atreva-se a crescer em EHS” é outro projeto que está alinhado com as práticas de inclusão e foi lançado primeiro no Brasil e depois expandida regionalmente. O projeto desafia líderes e equipes a evoluir o tema de EHS enquanto se conectam com os propósitos e valores da empresa, focando em compromisso de liderança no aprendizado operacional através de escuta ativa, criando soluções sustentáveis e resiliência organizacional. O Relatório de Sustentabilidade anual da Kimberly-Clark e a divulgação pública de informações demonstram o progresso da companhia por meio de histórias que destacam seu trabalho global, juntamente com dados e métricas chave conforme os padrões da Iniciativa Global de Reporte (GRI) e do Sustainability Accounting Standards Board (SASB).
Sobre a Kimberly-Clark
A Kimberly-Clark (NYSE: KMB) e suas marcas são uma parte indispensável da vida das pessoas em mais de 175 países. Impulsionada pela inovação, criatividade e compreensão das necessidades mais essenciais da população, a companhia cria produtos que contribuem para tornar a vida melhor. O portfólio da Kimberly-Clark no Brasil inclui as marcas Huggies, Poise, Intimus, e Plenitud, que ocupam a posição de número 1 ou número 2 nas categorias a que pertencem. A empresa conta com práticas sustentáveis que apoiam o planeta e o meio ambiente, constroem comunidades fortes e garantem a prosperidade de seu negócio. A Kimberly-Clark tem orgulho de ser reconhecida como uma das Empresas Mais Éticas do Mundo, pela Ethisphere, pelo sexto ano consecutivo e uma das Empresas Mais Inovadoras da América em 2024 pela revista Fortune.