Indústria de cosméticos reduz o uso de plástico para fortalecer a agenda verde
Publicado em 04/12/2023 às 15:07 edição Lenilde Pacheco
Soluções sustentáveis para substituir o plástico - Foto: Faber-Castell/Divulgação
A Faber-Castell Cosmetics fechou uma parceria com a Suzano e o Grupo Boticário para avançar na pauta da sustentabilidade dentro das marcas e produzir as tampas dos lápis de maquiagem sem o uso do plástico. A parceria segue uma tendência de trazer mais inovação e sustentabilidade para a indústria de cosméticos.
As tampas dos lápis de maquiagem da Faber-Castell Cosmetics serão produzidas com o papel Loop+®, material biodegradável 100% brasileiro desenvolvido pela Suzano, uma alternativa sustentável em substituição ao plástico que era utilizado até então, contribuindo para a economia local e reduzindo a pegada de carbono associada ao transporte de importações.
Todos os lápis de maquiagem da Faber-Castell Cosmetics são produzidos com madeira de reflorestamento certificada pela FSC® (Forest Stewardship Council, em português, Conselho de Manejo Florestal), cultivados em uma área equivalente a 11 mil campos de futebol no parque florestal de sua unidade em Prata, em Minas Gerais, onde planta anualmente mais de 300 mil mudas de árvores, e serão acompanhados por tampas de papel. “A Faber-Castell está sempre preocupada em oferecer inovações alinhadas com seu propósito e disponibilizar produtos cada vez mais sustentáveis e inovadores, mas sem abrir mão da qualidade que sempre foi o nosso grande diferencial de mercado”, destaca a diretora da área de Cosméticos da Faber-Castell, Ivonne Ascher.
Em parceria com a Suzano, a Faber-Castell estudou toda a jornada de compra do cliente até o descarte, desenvolvendo soluções sustentáveis para substituir o plástico. “Essa parceria é mais uma importante iniciativa alinhada ao nosso compromisso de oferecer 10 milhões de toneladas de produtos de origem renovável, até 2030, em substituição a produtos de origem fóssil. São soluções como essas que nos ajudam a trazer cada vez mais consciência ambiental para a sociedade, mostrando que é possível desenvolver alternativas mais sustentáveis para os mais diferentes produtos e indústrias”, afirma Fabio Almeida, diretor executivo da Unidade de Papel e Embalagens da Suzano.
O primeiro cliente a lançar essa solução foi o Grupo Boticário com o delineador de olhos da linha Intense já lançada no mercado.
“O Grupo Boticário se mantém na vanguarda do mercado da beleza e trilha uma verdadeira transformação sustentável, aliando tecnologia de ponta e uma audaciosa visão de um futuro, por meio de um incansável trabalho de seu time de Pesquisa e Desenvolvimento, para oferecer aos seus consumidores as melhores experiências por meio de produtos de excelência e soluções disruptivas. O lançamento do lápis com tampa de papel é um importante passo da companhia neste sentido, integrando sua robusta agenda ESG para promover a sustentabilidade por todo o seu ecossistema de beleza, que envolve clientes, colaboradores, parceiros, revendedores e franqueados”, conta Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário.
Sobre a Faber-Castell
Fundada em 1761, na Alemanha, a Faber-Castell é líder mundial na produção de EcoLápis – lápis fabricado a partir de madeira de reflorestamento. O Brasil, onde está presente desde 1930, representa a maior operação mundial da companhia, que mantém três fábricas locais e o equivalente a 11 mil campos de futebol de florestas cultivadas no país, que garantem matéria-prima para até 2 bilhões de EcoLápis produzidos por ano. O que reforça a atuação transparente e sustentável da empresa nos aspectos social, ambiental e econômico.
Com produtos distribuídos em milhares de pontos de vendas do varejo no Brasil e exportação para mais de 20 países, a Faber-Castell Brasil se destaca pela combinação única da tradição e qualidade de seus produtos e serviços, que há décadas servem como ferramentas para despertar a criatividade na vida das pessoas. A empresa mantém um vasto portfólio de instrumentos de escrita escolares, artísticos e profissionais incluindo: EcoLápis de cor e grafite, canetinhas hidrográficas, canetas esferográficas, apontadores, borrachas, lapiseiras, kits criativos, além de uma linha de luxo. Por meio da área de Inovação e Novos Negócios no país, a companhia também tem expandido sua atuação e buscado novas formas de incentivar a criatividade dos brasileiros, a partir de iniciativas como o Programa de Aprendizagem Criativa nas escolas e os investimentos em startups com foco em educação, a partir da área de Corporate Ventures Capital.
Há 45 anos a divisão de Cosméticos da Faber-Castell é terceirista global na fabricação de maquiagem para olhos, lábios e face para marcas do mercado B2B, oferecendo produtos inovadores e sustentáveis com reconhecimentos dos principais clientes. Conta com 3 unidades produtivas, no Brasil, Alemanha e Estados Unidos.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a Vida a Partir da Árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais aqui.
Sobre Grupo Boticário
Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em 50 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Vult, O.U.i, Dr. JONES, Tô.que.tô, Truss, e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe, e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 18 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.
Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro”, que reúne compromissos ambiciosos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 83 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.