

Havaianas apoia programa de turismo regenerativo para limpeza nas praias
Publicado em 12/04/2024 às 15:37 edição Lenilde Pacheco

Worldpackers: programa mobiliza trabalho voluntário para a limpeza de praias - Foto: Divulgação
Para fortalecer o trabalho de conservação do Litoral brasileiro e da biodiversidade, a Worldpackers, startup brasileira de turismo colaborativo e de impacto, lançou o Beach Clean Up que troca hospedagem por atuação voluntária na limpeza de praias. Em parceria com a Havaianas, foram promovidas ações de limpeza de praias em cinco estados (SP, PR, SC, MG e BA) que possibilitaram a retirada de quase meia tonelada de resíduos. Para 2024, a meta é intensificar este trabalho de sustentabilidade e logística reversa.
Com crescente demanda público por ações de limpezas de praia do Beach Clean Up, a Worldpackers está lançando o Programa Ecopackers, cujo objetivo é disseminar boas práticas e expandir o conhecimento sobre gestão de resíduos, economia circular e sustentabilidade, por meio de uma comunidade de aprendizagem e turismo regenerativo.
Nos últimos dois anos, a Worldpackers realizou 97 ações do Beach Clean Up em parceria com anfitriões e conseguiu observar e documentar os principais desafios dos meios de hospedagem em manter uma operação sustentável. “A questão do descarte correto nestes estabelecimentos é um grande desafio, já que depende também da colaboração dos hóspedes, que apresentam diferentes níveis de conhecimento e engajamento. Ao mesmo tempo, estes espaços têm grande potencial de serem referência em gestão dos resíduos”, afirma Ana Karolina de Andrade, gestora de novos negócios e projetos socioambientais da Worldpackers.
Além da limpeza de praias, os participantes agora podem usar suas viagens a favor do meio ambiente atuando como promotores de boas práticas nos anfitriões parceiros, seguindo o padrão Worldpackers, que garante estadia, suporte e, em alguns casos, até pensão completa.
O Ecopackers é a resposta ao anseio dos anfitriões em fazer mais pelo meio ambiente e dos viajantes em ter mais oportunidades de troca dentro do universo da sustentabilidade. Além disso, com o sucesso validado de nossa metodologia, buscamos agora disseminar esse conhecimento e levar a educação ambiental cada vez mais longe”, comenta Danielle Malta, coordenadora e produtora das ações socioambientais da Worldpackers.
Com o slogan “Viajar, aprender e viver sendo mais sustentável”, até mesmo aquelas pessoas que ainda não estão planejando ou não estão prontas para viajar têm a oportunidade de participar das diversas atividades oferecidas pela comunidade. Isso inclui assistir e participar de aulas gravadas, master classes ao vivo com especialistas, interagir na comunidade de trocas, acompanhar sessões de mentoria e participar das ações de limpeza de praias da Worldpackers, além de outros encontros presenciais exclusivos para ecopackers.
Além de receber um treinamento exclusivo com a metodologia do Beach Clean Up, que capacita os participantes a promover e conduzir ações de limpeza em praias, praças, lagoas e trilhas, a grade de conteúdos e atividades abrangerá também o aprendizado sobre como viajar de maneira mais sustentável e gerar impacto positivo. Os participantes serão orientados sobre como adotar e influenciar formas de consumo mais conscientes, aplicar boas práticas em gestão de resíduos e economia circular, além de aprenderem a ativar e engajar comunidades por meio de um olhar regenerativo.
“Estamos muito felizes em celebrar não apenas a renovação da parceria com a Worldpackers, mas também o comprometimento contínuo da Havaianas em promover ações sustentáveis. Ao longo de 2023, foram realizadas seis ações de limpezas de praia de dedicação em diversos estados do Brasil, onde conseguimos mobilizar 643 pessoas. Juntos, recolhemos 567 quilos de resíduos, sobretudo micro-plásticos, e 26.055 unidades de bitucas de cigarros por meio do Havaianas Praia + Limpa. Nosso objetivo vai além de mobilizar pessoas para participarem de ações; queremos que se tornem protagonistas nesse tipo de iniciativa e amplifiquem os aprendizados através da educação ambiental”, comenta Mariana Rhormens, diretora de marketing de Havaianas Latam.
Rhormens ainda complementa que “Através dessa colaboração significativa com a Worldpackers, a Havaianas reforça sua posição como uma marca comprometida com a responsabilidade social e ambiental. O envolvimento em ações sustentáveis não apenas demonstra a nossa preocupação com o planeta, mas também inspira nossos consumidores a fazerem escolhas mais conscientes”.
Turismo Regenerativo
Atualmente o projeto conta com sete hostels e pousadas parceiras e a proposta é, mensalmente, expandir o grupo de anfitriões parceiros. Empresários do setor de hospitalidade interessados em aderir ao programa precisam se inscrever neste link, preencher um formulário e passar pela avaliação do time da Worldpackers.
Fazem parte do primeiro grupo do projeto o Laika Hostel de Camburizinho (SP), Na Praia Hostel de Ubatuba (SP), Sea Wolf Hostels de Florianópolis (SC), Hostel da Vila em Ilhabela (SP), Ecopousada Topo do Cipó da Serra do Cipó (MG), Pousada Maré Mansa de Itacaré (BA) e o Social Hostel de Curitiba (PR).
Os participantes que entraram na primeira turma desfrutaram de experiências exclusivas, antes mesmo de viajar e voluntariar para colocar em prática os aprendizados adquiridos.
No dia 11 de março, o convidado especial, parceiro do programa Havaianas Praia + Limpa e também padrinho do programa foi o ativista Diego Saldanha, que já retirou mais de 20 toneladas de lixo sozinho com seu projeto Ecobarreira Rio Atuba, que se localiza no Paraná. Hoje, Diego conta com mais de 2 milhões de seguidores, somando suas redes oficiais onde compartilha tudo que encontra na Ecobarreira e o que se perpetua no ‘Museu do Lixo’ que criou ao lado da mesma. Diego não parou por aí, criou também a Eco Peneira, ferramenta que utiliza para limpar areias das praias e dar o respiro necessário à natureza.
Sua missão foi inspirar os participantes com a sua história, mostrando que cada um de nós pode se tornar um defensor do meio ambiente, dividindo conosco tudo que passou de forma realista, mas otimista, pois percalços não faltaram. Já pensou em qual será seu papel na criação de um futuro sustentável? O momento é aqui e agora.
Quem pode participar
Todos podem participar da comunidade de aprendizagem do Ecopackers, sem restrição de conhecimento prévio em sustentabilidade e temas relacionados. O valor de adesão para participar durante um ano (12 meses) é de USD 39. No entanto, para voluntariar nos anfitriões parceiros do programa e conduzir ações do Beach Clean Up, é preciso ser um membro verificado da plataforma, adquirindo um dos planos de assinatura.
No dia 15 de abril, às 19h, interessados em saber mais sobre o programa, próximas masterclass, eventos exclusivos e ouvir relatos de quem já faz parte, podem se inscrever gratuitamente para participar do webinar de abertura da segunda turma do Programa Ecopackers neste link.
Acesse www܂worldpackers܂com/ecopackers para saber como participar.
Sobre a Worldpackers
A Worldpackers é uma comunidade global de voluntários e projetos anfitriões interessados em trocar habilidades por acomodação, que já ajudou mais de 100 mil pessoas a realizarem o sonho de viajar pelo mundo. Uma empresa brasileira, fundada em 2014, que atua em mais de 140 países, tornando o ato de viajar mais acessível e um caminho para a construção de uma sociedade mais colaborativa, consciente e regenerativa. Desde abril de 2021, organiza e promove os Beach Clean Ups, dando a oportunidade para seus usuários trocarem a dedicação na limpeza da praia por 2 diárias de hospedagem gratuitas em anfitriões parceiros da iniciativa. Até agora, já realizou 92 ações de Beach Clean Up, juntando mais de 2.500 voluntários e retirando 3 toneladas de resíduos, fortalecendo cooperativas de reciclagem, promovendo educação ambiental e engajando diversos atores locais para uma relação mais sustentável com os territórios.
A iniciativa é uma nova proposta da Worldpackers, comunidade brasileira de turismo colaborativo que conecta viajantes e anfitriões interessados em trocar habilidades por acomodação. Em fevereiro de 2024 a startup completa 10 anos, atuando diretamente em mais de 140 países, com mais de 4 milhões de inscritos e mais de 5 milhões de noites trocadas entre anfitriões e viajantes.