Embrapa fortalece educação ambiental com ênfase no futuro sustentável
Publicado em 14/12/2025 às 07:12 edição Lenilde Pacheco
Embrapa & Escola aproxima estudantes das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa em todo o país - Foto: Cristina Tordin/Embrapa
O Programa Embrapa & Escola da Embrapa Meio Ambiente incluiu para 2026 um novo tema: “O engenheiro agrônomo: ciência, tecnologia e sustentabilidade a serviço do futuro do campo”. A proposta destaca o papel estratégico desse profissional, que vai muito além de produzir alimentos. O engenheiro agrônomo transforma conhecimento científico em soluções que tornam o campo mais produtivo, rentável e ambientalmente sustentável. É ele quem planeja, orienta e integra práticas de manejo agrícola e florestal, conectando ciências naturais, tecnologia e gestão, sempre com foco na conservação dos recursos naturais e desenvolvimento de sistemas mais resilientes para o presente e futuro do meio rural.
A transformação dos sistemas agrícolas, impulsionada pela agricultura digital, pela mecanização inteligente e pelas demandas crescentes por sustentabilidade, tornou o engenheiro agrônomo uma figura central na construção do futuro do campo.
De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Lauro Pereira, responsável por esse tema, “mais do que garantir a oferta de alimentos, o agrônomo traduz conhecimentos das ciências naturais, da engenharia, da gestão e da tecnologia em soluções que tornam o campo mais produtivo, rentável e ambientalmente responsável. Sua formação abrangente o habilita a atuar em áreas estratégicas — pesquisa, meio ambiente, extensão rural, políticas públicas e empreendedorismo — e o transforma em protagonista da evolução agrícola, da fase 1.0 à agricultura 5.0, marcada por inteligência artificial, automação, bioinsumos, economia circular e responsabilidade socioambiental”.
Embrapa & Escola
Em 2025, o Embrapa & Escola atendeu mais de 790 alunos do ensino fundamental e médio, provenientes de escolas municipais, estaduais e particulares. Desde a criação da iniciativa, em 1997, mais de 40 mil estudantes já participaram das atividades educativas realizadas predominantemente na sede da Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna (SP).
Coordenado pela jornalista Cristina Tordin, o programa busca fortalecer a conscientização sobre a importância da ciência e da tecnologia para a qualidade de vida, aproximando estudantes das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa em todo o país. As visitas permitem contato direto com temas ligados à agricultura, conservação ambiental, biodiversidade, recursos hídricos, poluição e sustentabilidade.
A inclusão do novo tema fortalece o interesse das escolas e deve aumentar o número de agendamentos em 2026, segundo Cristina Tordin. Além das contribuições socioambientais, as atividades também reforçam o compromisso da Embrapa com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente:
ODS 4 – Educação de qualidade: garantindo que crianças adquiram habilidades para o desenvolvimento sustentável, cidadania global e valorização da diversidade ambiental e cultural.
ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: promovendo consciência socioambiental e estímulo às práticas em harmonia com a natureza.
Agendamentos para 2026
As escolas podem solicitar visitas ao Embrapa & Escola, presencialmente ou on-line, com datas abertas para o ano letivo de 2026 (acesse aqui). O programa oferece diferentes temas educativos relacionados à ciência e ao meio ambiente.