img
img

Em parceria com a holandesa TNO, Braskem aposta na reciclagem de plásticos

Publicado em 03/07/2024 às 17:29 edição Lenilde Pacheco


img

A petroquímica investe nos estudos de novas formas de reciclagem para alcançar a economia circular - Foto: Divulgação

A Braskem acaba de anunciar uma parceria com a Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO). Juntas, as empresas trabalharão na reciclagem por dissolução, um novo processo que possui abordagem mais próxima da reciclagem mecânica. O trabalho em conjunto é mais uma iniciativa da petroquímica para avançar na inovação sustentável e fortalecer a economia circular.

A colaboração busca desenvolver a tecnologia de reciclagem baseada na dissolução Möbius, um processo que purifica os resíduos plásticos, remove as impurezas e produz resina polimérica de alta qualidade. O resultado é um produto 100% segregado, ideal em diversas aplicações, incluindo embalagens para alimentos.

“A Braskem reafirma por meio desta parceria o seu compromisso com a sustentabilidade e a circularidade. Ao desenvolver tecnologias avançadas de reciclagem, pretendemos não apenas contribuir com a eliminação de resíduos plásticos, mas também alcançar um impacto ambiental positivo em toda a cadeia de valor”, afirma Antônio Queiroz, vice-presidente de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável da companhia.

A utilização da reciclagem baseada na dissolução é uma abordagem promissora para contribuir na eliminação dos resíduos plásticos e combater as mudanças climáticas. Estudos têm demonstrado que tal tecnologia tem potencial para gerar produtos com qualidade superior à reciclagem mecânica e com emissões de gás carbônico bem inferiores às já obtidas via pirólise, o que complementa os esforços da Braskem em investir em diferentes tipos de tecnologias de reciclagem.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com a Braskem neste grande projeto. Por meio da inovação conjunta, pretendemos redefinir os limites da reciclagem dos plásticos e preparar o caminho para um futuro mais sustentável e durável”, afirma Richard Braal, diretor da Divisão Indústria da TNO Energy and Materials Transition.

Sobre a Braskem

Maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, a Braskem está empenhada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os oito mil colaboradores da petroquímica dedicam-se à busca de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 70 países.

Sobre TNO

A TNO é a maior organização independente de investigação e tecnologia dos Países Baixos e uma das maiores da União Europeia. Inovamos, investigamos e orquestramos, colaborando estreitamente com governos, universidades e o setor privado. Informamos o governo sobre políticas e capacitamos a tomada de decisões baseadas em evidências por meio de investigações rigorosas, conhecimentos científicos de ponta e medições confiáveis. Ao construir consórcios e ecossistemas nacionais e internacionais, impulsionamos avanços tecnológicos e metodológicos que ajudam a concretizar uma sociedade segura, sustentável, saudável e digital e a fortalecer o poder aquisitivo da economia holandesa.