

Dia da Terra alerta para importância de agir em defesa da sustentabilidade
Publicado em 23/04/2025 às 07:29 edição Lenilde Pacheco

Proteger o planeta é um desafio de longo prazo que exige esforço contínuo - Foto: Satheesh Sankaran/Pixabay
Lenilde Pacheco*
O Dia da Terra, comemorado em 22 de abril, é uma data de conscientização ambiental celebrada globalmente desde 1970. Ela simboliza a necessidade de proteção do planeta e busca mobilizar a sociedade para ações em defesa do meio ambiente. É uma oportunidade valiosa para refletir, aprender e agir.
No entanto, sua eficácia depende da consistência das ações e do compromisso coletivo. Proteger o planeta é um desafio de longo prazo que exige esforço contínuo — e cada pessoa tem um papel importante nesse processo.
São evidentes os impactos negativos das ações humanas sobre o planeta — como desmatamento, poluição e mudanças climáticas.
A mobilização social é uma alternativa diante dos desafios vividos pela sociedade e impulsiona os governos, ONGs, escolas e empresas a promoverem eventos, palestras e ações práticas, como mutirões de limpeza ou plantio de árvores. A visibilidade dada às causas cambientais já contribui para a prática de políticas públicas sustentáveis.
Educação ecológica
O Dia da Terra alerta para a importância do aprendizado, especialmente nas escolas, sobre temas como biodiversidade, reciclagem, energias renováveis e sustentabilidade. Mais de 190 países participam da agenda verde, reforçando a ideia de que os problemas ambientais são globais e exigem cooperação internacional.
* Lenilde Pacheco é jornalista especializada em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.