Conselho Nacional do MP e Ibama firmam acordo para fortalecer defesa ambiental
Publicado em 30/09/2022 às 07:44 edição Lenilde Pacheco
Apreensão de madeira durante fiscalização - Foto: Ibama/Gov
O Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão do Meio Ambiente (CMA), e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) firmaram acordo de parceria para o compartilhamento de informações que vão subsidiar os procedimentos investigatórios do Ministério Público brasileiro na prevenção e na repressão de crimes ambientais.
A parceria, assinada pelo presidente do CNMP, Augusto Aras, e pelo presidente do Ibama, Eduardo Fortunato, tem o objetivo de proporcionar eficiência e celeridade no desenvolvimento de ações integradas de proteção, conservação e recuperação dos biomas brasileiros e na promoção da responsabilização civil e criminal por atos lesivos.
O acordo é resultado de tratativas realizadas entre ambas as instituições ao longo de dois anos e tem validade de cinco anos, podendo ser renovado ao final da vigência.
O acordo prevê, também, o intercâmbio de conhecimento e experiências, e a capacitação de membros e servidores em relação a quatro sistemas compartilhados: de Documento de Origem Florestal (SISDOF); de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor); de Cadastro Arrecadação e Fiscalização (Sicafi); e de Informações (SEI).
No dia 26 de setembro, equipes da Comissão de Meio Ambiente do CNMP, presidida pelo conselheiro Rinaldo Reis, e do Ibama estiveram reunidas para alinhamento ações visando a adesão das unidades do Ministério Público em todo o País.