img
img

Combate à Fome: Sesc Mesa Brasil pode alcançar recorde de arrecadação em 2025

Publicado em 28/12/2025 às 10:09 edição Lenilde Pacheco


img

Expectativa é chegar a 59,9 milhões de quilos de doações com o programa de combate à fome - Foto: Divulgação

Maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, o Sesc Mesa Brasil prevê fechar o ano de 2025 com arrecadação recorde de 59,9 milhões de quilos em doações de alimentos, artigos de limpeza e higiene. As campanhas natalinas realizadas em todo o país ao longo do mês de dezembro impulsionaram este resultado, que representa um volume 5% maior do que o registrado ano passado, de 57.027.920 Kg. Em sua campanha de fim de ano, que tem como tema “Dentro de um gesto simples, cabe o mundo inteiro”, a instituição sensibiliza a população a doar para o programa por meio da chave Pix mesabrasil@sesc.com.br.

O Sesc Mesa Brasil atua há mais de 30 anos no combate à fome e ao desperdício de alimentos, com 100 unidades distribuídas pelos 26 estados e Distrito Federal. Uma grande rede de solidariedade com mais de 3 mil empresas parceiras, que doam seus excedentes de produção ou alimentos fora dos padrões comerciais, mas ainda seguros e nutritivos para o consumo, para instituições assistenciais cadastradas, beneficiando 2,3 milhões de pessoas mensalmente.

Ao evitar o desperdício dos produtos, o Sesc Mesa Brasil contribui não apenas para o combate à fome, mas também atua na redução das emissões de gases de efeito estufa e descarte em lixões, promovendo um modelo de consumo mais consciente e sustentável.

“É com muito orgulho que temos visto crescer a cada ano as doações feitas ao Sesc Mesa Brasil, o que demonstra que toda a sociedade brasileira está junta no propósito de ampliar a segurança alimentar. Ao evitar o descarte de produtos sem valor comercial, apesar de ainda próprios para o consumo, contribuímos não só para o bem-estar de milhares de famílias, como também colaboramos com a diminuição dos impactos nocivos ao meio ambiente”, destaca o presidente do Sistema CNC Sesc Senac, José Roberto Tadros.

Criado por iniciativa dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc Mesa Brasil faz a ponte entre seus parceiros – empresas, propriedades rurais e entrepostos comerciais, que doam seus excedentes de produção e alimentos fora dos padrões de comercialização, mas ainda seguros para consumo – e as instituições cadastradas, que utilizam os alimentos no preparo de refeições. Outro diferencial do programa são as ações educativas, que têm o objetivo de promover a alimentação saudável e boas práticas no manuseio e preparo dos alimentos.