

Câmara Federal aprova projeto de Duda Salabert que institui o Dia Nacional para a Ação Climática
Publicado em 13/02/2025 às 08:06 edição Lenilde Pacheco

Duda Salabert: propósito é mobilizar os estudantes para transformar o clima do país - Foto: Divulgação
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12), a criação do Dia Nacional para Ação Climática, a ser celebrado em 27 de abril. De autoria da deputada Duda Salabert (PDT-MG), o Projeto de Lei (PL) 2215/2024 recebeu 273 votos favoráveis e agora segue para o Senado.
No dia proposto, escolas públicas e privadas de todos os níveis realizarão ações práticas de prevenção e resposta a desastres naturais e eventos climáticos extremos, incluindo treinamentos, simulações de inundações e atividades de primeiros socorros.
Para Duda, o papel das escolas nas mudanças climáticas é valioso e não pode ser desperdiçado. A deputada também explicou a escolha da data, construída coletivamente com lideranças climáticas e movimentos sociais:
“Vamos dar o exemplo nas escolas para transformar o clima do país. O dia 27 de abril foi escolhido por ter sido o dia em que começaram as fortes chuvas, no ano de 2024, no Rio Grande do Sul. Posteriormente, pessoas perderam suas vidas e foi decretado Estado de Calamidade. A proposta é, também, uma forma de não esquecermos de todas as mortes causadas pela ação humana, ou a falta dela, com relação às mudanças climáticas em todo o país”, destacou Salabert.
Duda agradeceu a Câmara pela votação do projeto, principalmente por acreditar que a atitude “demonstra um compromisso da Câmara dos Deputados com a ágil tramitação de projetos de alta relevância e alicerçados na boa ciência e na política baseada em evidências”. Na comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável o projeto foi relatado pela deputada Flávia Morais, colega de PDT de Salabert e no plenário recebeu a relatoria de Pompeu de Mattos, também do PDT do Rio Grande do Sul.
Sobre Duda Salabert
Duda Salabert é deputada federal pelo PDT, professora de literatura e ambientalista. É a primeira congressista travesti do Brasil. Foi escolhida pela revista Time em 2023 como uma das 100 lideranças políticas mais influentes da nova geração no mundo.
Em 2020, foi eleita como vereadora em Belo Horizonte com votação recorde. Em 2022, foi eleita a deputada federal mais votada da história de Minas Gerais e, no primeiro ano de mandato, foi reconhecida como uma das 10 parlamentares mais influentes. Duda Salabert tem forte atuação no campo educacional,dos direitos humanos e da segurança pública.
Em sua essência, os mandatos de Duda têm a emergência climática como guarda-chuva dos demais temas, tal como acesso e direito à água, segurança hídrica, desenvolvimento urbano e rural, mobilidade urbana, gestão de resíduos sólidos, entre outros. Duda tem feito enfrentamentos à mineração que destrói fauna, flora e a vida das pessoas.