img
img

Braskem integra o WCEF e promove sessões aceleração da economia circular

Publicado em 08/05/2025 às 17:34 edição Lenilde Pacheco


img

Sustentabilidade: Cazoolo, lab de design de embalagens circulares da Braskem - Foto: Braskem/Divulgação

A Braskem integra a parceria que promove o World Circular Economy Forum (WCEF), iniciativa global finlandesa, promovida pelo Fundo de Inovação Finlandês Sitra, em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fiesp e Senai. As sessões acontecerão presencialmente, nos dias 15 e 16 de maio, no Cazoolo – lab de design de embalagens circulares da Braskem – com transmissão online.

A programação foi elaborada para oferecer uma jornada completa por temas relevantes sobre a transição da economia linear para a economia circular. Durante as sessões, os participantes terão a oportunidade de conhecer cases reais de redesign de embalagens que estão reduzindo significativamente o impacto ambiental em diversas cadeias produtivas, assim como as matérias-primas mais sustentáveis.

Leia mais:  WCEF reúne instituições globais para discutir apoio à economia circular

Programação das Sessões de Aceleração do Cazoolo:

15/05

⦁ 9h às 10h30: O papel dos Bioplásticos na Economia Circular de Carbono Neutro

Apresentação de um overview sobre as alternativas do mercado de bioplásticos para apoiar na descarbonização da cadeia e no combate às mudanças climáticas. Serão abordadas questões como o cenário regulatório e as melhores práticas para a tomada de decisões sustentáveis, como a Avaliação de Ciclo de Vida e a rastreabilidade. Além desses temas, também serão destacados os principais atributos dos bioplásticos e como eles podem acelerar a transição para uma economia circular de carbono neutro.

⦁ 10h30 às 12h: Acelerando a circularidade dos plásticos

Serão fornecidos insights práticos para alavancar a economia circular e superar os desafios técnicos e econômicos da reciclagem dos plásticos por meio de novas tecnologias e incentivos regulatórios. A transição global para uma economia circular exige ações concretas para enfrentar os desafios associados ao plástico. Essa sessão irá focar também em explorar como os materiais reciclados pós-consumo podem ser ampliados, destacando tecnologias inovadoras, barreiras atuais e oportunidades de mercado.

· 12h às 13h: Coletiva de imprensa (presencial e online)

16/05

⦁ 9h às 10h30: Como escalar as embalagens reutilizáveis?

Essa sessão explorará as estratégias inovadoras para escalar o uso de embalagens reutilizáveis, com a apresentação de startups e stakeholders do setor de embalagens, em um painel de discussão com esses representantes e mediação do Cazoolo. Neste momento, será possível debater os principais desafios e as oportunidades na implementação de soluções mais sustentáveis.

⦁ 10h30 às 12h: O mundo precisa de um novo design – o potencial do design para promover uma economia mais circular

Você sabia que 80% do impacto ambiental de uma embalagem é definido na etapa de elaboração de seu design? Essa sessão promoverá uma discussão sobre o potencial transformador do papel do design de embalagens na promoção de uma economia mais circular, por meio da valorização de matérias-primas mais sustentáveis, como as renováveis e recicladas.

· 12h às 13h: Coletiva de imprensa (presencial e online)

Local: Cazoolo – STATE Innovation Center – Av. Manuel Bandeira, 360 – Vila Leopoldina, São Paulo

Sobre o Cazoolo

Criado pela Braskem, o Cazoolo é o Lab de design de embalagens circulares, que tem como objetivo trazer inteligência coletiva para o desenvolvimento sustentável de embalagens. O Cazoolo possui uma infraestrutura à disposição da cadeia produtiva com oficina de prototipagem, para co-criação de novas soluções de embalagens e negócios. O foco do Lab é desenvolver embalagens que reduzam o impacto ambiental, que estejam alinhadas ao design para reciclabilidade, otimização do sistema de embalagens, embalagens reutilizáveis, embalagens e sistemas de refil e redesenho de embalagens por meio de uma jornada circular do consumidor.

Sobre a Braskem

A Braskem é uma empresa petroquímica global que oferece soluções sustentáveis da química e do plástico para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Promove a circularidade do plástico e impulsiona a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 mil colaboradores.