Bahia vence em cinco categorias do Prêmio IEL de Talentos; Bracell conquista premiação
Publicado em 15/11/2024 às 13:01 edição Lenilde Pacheco
Carla Freitas, estagiária na área de Planejamento da Bracell em Alagoinhas, foi premiada - Foto: Bracell/Divulgação
A Bahia conquistou destaque na edição 2024 do Prêmio IEL de Talentos com cinco premiações em quatro modalidades diferentes. Na categoria Ensino Técnico – Sistema S, o SENAI Bahia foi premiado com o Grand Prix de Inovação, desenvolvido em parceria com o Grupo O Boticário, Beleza de Educar. A Bahia conquistou também o 2º lugar na categoria Artigo Inovador, pela empresa Ford Brasil.
A Bahia ainda se destacou na modalidade Estagiário Inovador, na categoria Empresa de Grande Porte, premiando a Bracell, e na categoria Microempresa/Empresa de Pequeno Porte, com case da Atitude Postural. Na modalidade Projeto Inovador, o destaque foi para a Ford Brasil.
A estudante Carla Freitas, estagiária na área de Planejamento da Bracell em Alagoinhas, no Litoral Norte da Bahia, foi selecionada nesta edição do Prêmio IEL de Talentos, que reconheceu 44 estagiários, bolsistas, empresas e instituições de ensino de 15 estados.
A baiana ficou em terceiro lugar na modalidade “Estagiário Inovador” (Empresa de Grande Porte), com o projeto “MIPDetect – Manejo Integrado de Pragas e Doenças”.
A ferramenta – premiada com o primeiro lugar na mesma modalidade, na versão baiana do prêmio, realizada em agosto – corresponde a um conjunto de tecnologias e ferramentas que aprimoram os processos para facilitar o manejo de pragas e doenças nos cultivos de eucalipto, contribuindo para práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.
“Ter sido finalista e premiada em meio a projetos de diversas regiões do Brasil me fez perceber o impacto que nossas ações podem promover no ambiente em que estamos inseridos”, afirma a estagiária da Bracell, que esteve presente na cerimônia realizada, no último dia 6 de novembro, em Fortaleza (CE).
Para ela, “a experiência foi uma verdadeira abertura de horizontes. A premiação reconheceu a importância do estágio como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento profissional e destacou a necessidade de capacitar pessoas, abrir portas e fomentar a troca de conhecimentos”.
Carla complementa que “o projeto pode despertar novas perspectivas sobre como aplicar e adaptar soluções similares a diferentes contextos e setores da empresa, especialmente no que diz respeito à implantação de soluções digitais que podem transformar a forma como os processos são gerenciados”.
O MIPDetect foi desenvolvido com a supervisão do analista de geoprocessamento da Bracell, Caio Ítalo de Oliveira Santos. O profissional conquistou, em 2023, quando era estudante, o primeiro lugar na categoria “Estágio” nas esferas estadual (Bahia) e nacional do Prêmio IEL Talentos, criado na Bahia, há 20 anos, e que atualmente ocorre em todos os estados.
Carolina Linhares, gerente sênior de RH da Bracell, salienta que o reconhecimento pela premiação reforça o trabalho da empresa em promover o desenvolvimento, inovação e, principalmente, a capacitação de uma nova geração. “A Bracell vem investindo, continuamente, para ter um ambiente que estimula o aprimoramento de seus talentos, com foco em áreas como sustentabilidade e inovação. Por isso, a premiação, pelo segundo ano consecutivo, nos enche de orgulho e mostra que estamos no caminho certo”, informa.
Sobre a Bracell
A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel e especial, se destaca por sua expertise no cultivo sustentável do eucalipto, que é a base para a produção de matéria-prima essencial na fabricação de celulose de alta qualidade. Atualmente, a multinacional conta com mais de 11 mil colaboradores e duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Singapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.