img
img

Agenda Verde: Drogaria São Paulo divulga informe de sustentabilidade

Publicado em 30/05/2024 às 07:29 edição Lenilde Pacheco


img

Empresa apresenta avanços obtidos e reafirma compromisso com a sustentabilidade - Foto: Divulgação

O Grupo DPSP, das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, acaba de lançar o seu Informe de Sustentabilidade 2023, destacando os avanços significativos e as iniciativas para o desenvolvimento sustentável, responsabilidade social e governança corporativa. O documento apresenta as principais ações e resultados da agenda ESG do Grupo DPSP, especialmente o programa SER+.

“Estamos orgulhosos de apresentar nosso Informe de Sustentabilidade de 2023, demonstrando nosso compromisso em promover práticas ambientais, sociais e de governança que contribuam para um mundo melhor. Acreditamos que, juntos, podemos construir um futuro mais sustentável e inclusivo para todos”, afirmou Jonas Laurindvicius, presidente do Grupo DPSP.

O programa SER+ reforça o compromisso da empresa em cuidar das pessoas, da sociedade e do meio ambiente ao direcionar suas ações em três grandes frentes de atuação: +Sustentável, +Eficiente e +Responsável. Dentre as ações desenvolvidas pelo Grupo DPSP ao longo do ano passado, o programa buscou valorizar e reconhecer colaboradores, promovendo experiências enriquecedoras e inspiradoras. Ainda, através da geração distribuída de energia, o Grupo também deixou de emitir mais de 940 toneladas de CO2, além de promover a destinação ambientalmente adequada a mais de 89 toneladas de medicamentos, pilhas e baterias, demonstrando seu compromisso com o meio ambiente e a sociedade.

Por meio de sua Universidade Corporativa, o grupo apresentou um compilado de números dos últimos cinco anos que refletem a trilha de formação personalizada para funcionários das lojas e dos centros de distribuição. Entre 2018 e 2023 foram 2,4 milhões de horas de cursos, 63 mil pessoas treinadas, com 100% dos colaboradores ativos tendo realizado algum curso. Só em 2023, a equipe de formação alcançou a marca média de 20,8 horas por colaborador e impactou 33 mil pessoas com treinamentos, além de diversos programas para a sociedade, como os cursos gratuitos PEV Farma – Programa de Evolução do Varejo Farmacêutivo e EduLog – Educação Logística.

O informe também destaca o compromisso do Grupo DPSP com a sociedade, promovendo ações afirmativas como o processo de contratação e inclusão de pessoas com deficiência; o programa Geração Sênior, para contratação de pessoas 50+, promovendo a diversidade de gerações e valorizando a experiência desses profissionais; o programa de saúde mental, que presta acolhimento psicossocial aos colaboradores em situação de fragilidade social; e o Programa Meu Bebê, em que mais de 590 gestantes e mamães adotivas receberam atenção e uma preparação completa durante a maternidade em 2023.

“Por meio de ações afirmativas, avançamos na discussão das temáticas mapeadas como pilares do programa”, explica Carla Sauer, diretora de Gente e Gestão do Grupo DPSP. “A transparência, educação e sustentabilidade são pilares centrais do nosso negócio, refletindo o compromisso genuíno do Grupo DPSP com a construção de um futuro mais sustentável”, destaca a executiva.

Ações do grupo para redução do impacto ambiental:

  • Descarte adequado de mais de 89 toneladas de medicamentos
  • Redução de mais de 940 toneladas nas emissões de CO2
  • Resultados do Programa Geração Sênior, para contratação de pessoas 50+
  • Campanha interna de doação de sangue, que arrecadou mais de 560 bolsas de sangue e beneficiou mais de 2200 pacientes.

Sobre o Grupo DPSP

Com a missão de proporcionar qualidade no atendimento, cuidados com a saúde e bem-estar a todos, o Grupo DPSP nasceu em 2011 e conta com as redes Drogarias Pacheco, com 132 anos, e Drogaria São Paulo, de 81 anos de história e tradição. A companhia é uma das maiores redes do varejo farmacêutico com mais de 1.550 lojas em nove estados do Brasil, além do Distrito Federal.

Hoje, o Grupo DPSP atende seus clientes em lojas físicas, e-commerce, televendas e aplicativo, com uma Central de Relacionamento ao Cliente para suporte e auxílio no pós-venda. As marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo levam em seu DNA uma história de confiança e credibilidade no mercado nacional da saúde, preocupando-se constantemente em oferecer excelência em seus processos e a garantia da satisfação do consumidor.