Meta climática: União Europeia quer carros livres de emissões de gases até 2035
Publicado em 18/07/2021 às 11:31 edição Lenilde Pacheco
Paraná zerou alíquota do IPVA para carro elétrico - Foto: Agência de Notícias do Paraná
A Comissão da União Europeia não quer que mais carros convencionais a gasolina e a diesel sejam registrados no âmbito dos países membros até meados da próxima década, no mais tardar. Uma proposta apresentada na última quarta-feira (dia 15) prevê que somente carros novos sem emissões serão emplacados na UE a partir de 2035.
Deverá haver, no entanto, uma cláusula de revisão. De acordo com isto, a cada dois anos deve ser feita uma análise de até que ponto os fabricantes progrediram; um importante relatório de revisão deverá ser apresentado em 2028. Teoricamente, a data de 2035 ainda poderia ser adiada. Os países da UE e o Parlamento Europeu ainda têm que aprovar a proposta.
A proposta da Comissão também estipula que até 2030 as emissões de gases do efeito estufa pelos automóveis novos deverão ser 55 % menores do que em 2021. Se os fabricantes não cumprirem as metas, terão de pagar penalidades.
Metas climáticas
O projeto faz parte dos planos da Comissão de implementar metas climáticas mais rigorosas na Europa. A UE quer que pelo menos 55 % menos gases de efeito estufa sejam emitidos até 2030, em comparação com 1990. Na União Europeia, não deverá haver mais emissões de gases do efeito estufa, nocivos ao clima, no mais tardar até 2050.
Os países membros da UE são 27: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia.
Fonte: Agência de Notícias DPA; Tradução: Deutschland.de