img
img

Mapa da Nasa mostra online impacto causado pelo aumento do nível do mar

Publicado em 30/08/2021 às 08:57 edição Lenilde Pacheco


img

Estudos mostram elevação do nível mar em 20 centímetros, de 1901 a 2018 - Mapa: NASA

Equipe da NASA, responsável pelo acompanhamento da mudança do nível do mar, criou uma ferramenta de projeção da superfície com base no relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que visualiza os impactos do futuro aumento nos litorais e nas comunidades.

Modelos de aumento futuro do nível do mar oscilam em torno de um metro ou mais nos próximos 100 anos, mas quanto gelo irá derreter, a temperatura dos oceanos, correntes oceânicas, a amplitude das marés e a geomorfologia costeira afetarão o nível do mar local.

O mapa online (ampliado neste link) permite que ao usuário clicar em qualquer lugar do oceano global e da costa e escolher qualquer década entre 2020 e 2150: a ferramenta, então, entregará um relatório detalhado para o local com base nos cinco cenários usados no 6º Relatório de Avaliação do IPCC, lançado em 9 de agosto, que aborda a compreensão física mais atualizada do sistema climático e das mudanças climáticas.

“A ferramenta é uma novidade que estamos fornecendo para a comunidade, para distribuir os mais recentes conhecimentos climáticos produzidos pelos cientistas do IPCC e da Nasa de uma forma acessível e amigável, mantendo a integridade científica”, disse Nadya Vinogradova Shiffer, cientista do programa e gerente da Nasa, que dirige a equipe de ciência da Mudança do Nível do Mar.

Análise da NASA mostra que o nível médio global do mar aumentou cerca de 20 centímetros entre 1901 e 2018, mais rápido do que em qualquer momento nos últimos 3.000 anos.

Estudos do IPCC, vinculados à Organização das Nações Unidas (ONU), demonstram que mais de 600 milhões de pessoas (cerca de 10% da população mundial) enfrentam o desafio ambiental de viver em áreas costeiras a menos de 10 metros acima do nível do mar.

Mudança Climática

O IPCC tem fornecido avaliações em escala global do clima da Terra a cada cinco a sete anos desde 1988, com foco nas mudanças de temperatura, cobertura de gelo, emissões de gases de efeito estufa e nível do mar em todo o planeta. Suas projeções do nível do mar são informadas por dados coletados por satélites e instrumentos em solo, bem como por análises e simulações em computador.

Fonte: NASA  – National Aeronautics and Space Administration